Notícias

10 dicas práticas para liberar o seu bloqueio criativo

O cérebro humano é algo magnifico, porém quando temos algum bloqueio criativo tudo parece ir por água abaixo, que tal 10 dicas práticas para liberar o seu bloqueio criativo e conseguir terminar/iniciar aquele trabalho que você tanto se empenha?

O motivo do Bloqueio Criativo são diversos, variando de fatores internos e externos de nossas vidas.

Entre eles temos:

 

  • Estresse;
  • Excesso de preocupação (questões financeiras são preocupantes);
  • Ambiente ( o ambiente pode não ser propicio para sua criatividade);
  • Desconforto fisiológico (sono, fome, má alimentação, saúde, pouca energia, estômago cheio, qualquer tipo de dor);
  • Falta de direção (não saber o que quer fazer/ nem o objetivo do que você quer fazer);
  • Falta de instrumentos de trabalho.

Mas então como liberar o tal bloqueio criativo? Abaixo vamos citar algumas dicas para melhorar sua criatividade.

1 – Ouça música

Existem alguns estudos indicando que ouvir música antes de fazer algum trabalho pode facilitar as coisas. A música em si já passa por uma quebra do bloqueio de criatividade, desde o processo de escolher os acordes, escrever as letras, etc.  A música relaxa o corpo e a mente, mas em certos bloqueios criativos a música pode vir a ocupar o lugar do bloqueio (escrever algo com música pode fazer perder o foco).

2- Assista um filme/série

O bloqueio criativo pode muito bem ser deixado de lado após assistir algo que gostamos, a arte pode nos impulsionar a pensar em algo novo e inovador como nos filmes. Uma boa ficção científica para os assuntos mais de tecnologia, um drama para escrever algo mais sério ou uma boa comédia para rir e pensar nas coisas boas da vida.

3- Conversar

Chame um amigo e faça uma troca de conhecimentos, conversar pode disciplinar o bloqueio criativo. Junte pessoas que tenham ideias similares ou até mesmo ideias distintas, uma nova opinião pode vir a abrir o seu horizonte e ser inovador para seus pensamentos.

4- Veja trabalhos criativos

Assim como assistir um filme, ver novidades criativas pode ajudar a você ter insights e usar dicas de autores ou artistas para melhorar sua criatividade.

5- Leia um livro

Existem livros específicos para bloqueio de criatividade e como superá-lo, tire um momento para aprender mais e aprenda a ter o foco criativo na hora certa.

6- Durma

Até mesmo na hora de dormir o bloqueio criativo pode ser deixado de lado, prova disso são os nossos sonhos. Mesmo dormindo nosso subconsciente continua trabalhando, certas vezes temos boas ideias em sonho e logo quando acordamos já temos novos objetivos para serem realizados.

7- Não faça nada

Parece brincadeira, mas realmente ficar um tempo de pernas pro ar só vendo o tempo voar pode ajudar. Isso faz com que fiquemos batendo na mesma tecla, deixe o bloqueio criativo sem preocupações que logo teremos boas ideias.

8-Um novo local de trabalho

Não adianta pensar em praia sentado em uma sala com quatro paredes, além do bloqueio criativo também sofremos com o bloqueio de visão que podemos ter. Ande um pouco para pensar, veja coisas novas que podem vincular com seu objetivo.

9- Escrever

Pegue papel e caneta e rabisque sem se preocupar, faça uma dissecação de palavras para que o bloqueio criativo fique mais maleável. O famoso brainstorm (tempestade de ideias) pode ajudar e muito na hora de buscar palavras que liguem com seu o planejamento do seu trabalho .

10- Medite

Não é o caso de virar um monge budista ou até mesmo de ficar em posição de lótus, apenas respire e inspire. Relaxe sua mente pois você já está no caminho para finalizar seu trabalho.

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.