Home » 10 dicas práticas para liberar o seu bloqueio criativo

10 dicas práticas para liberar o seu bloqueio criativo

O cérebro humano é algo magnifico, porém quando temos algum bloqueio criativo tudo parece ir por água abaixo, que tal 10 dicas práticas para liberar o seu bloqueio criativo e conseguir terminar/iniciar aquele trabalho que você tanto se empenha?

O motivo do Bloqueio Criativo são diversos, variando de fatores internos e externos de nossas vidas.

Entre eles temos:

 

  • Estresse;
  • Excesso de preocupação (questões financeiras são preocupantes);
  • Ambiente ( o ambiente pode não ser propicio para sua criatividade);
  • Desconforto fisiológico (sono, fome, má alimentação, saúde, pouca energia, estômago cheio, qualquer tipo de dor);
  • Falta de direção (não saber o que quer fazer/ nem o objetivo do que você quer fazer);
  • Falta de instrumentos de trabalho.

Mas então como liberar o tal bloqueio criativo? Abaixo vamos citar algumas dicas para melhorar sua criatividade.

1 – Ouça música

Existem alguns estudos indicando que ouvir música antes de fazer algum trabalho pode facilitar as coisas. A música em si já passa por uma quebra do bloqueio de criatividade, desde o processo de escolher os acordes, escrever as letras, etc.  A música relaxa o corpo e a mente, mas em certos bloqueios criativos a música pode vir a ocupar o lugar do bloqueio (escrever algo com música pode fazer perder o foco).

2- Assista um filme/série

O bloqueio criativo pode muito bem ser deixado de lado após assistir algo que gostamos, a arte pode nos impulsionar a pensar em algo novo e inovador como nos filmes. Uma boa ficção científica para os assuntos mais de tecnologia, um drama para escrever algo mais sério ou uma boa comédia para rir e pensar nas coisas boas da vida.

3- Conversar

Chame um amigo e faça uma troca de conhecimentos, conversar pode disciplinar o bloqueio criativo. Junte pessoas que tenham ideias similares ou até mesmo ideias distintas, uma nova opinião pode vir a abrir o seu horizonte e ser inovador para seus pensamentos.

4- Veja trabalhos criativos

Assim como assistir um filme, ver novidades criativas pode ajudar a você ter insights e usar dicas de autores ou artistas para melhorar sua criatividade.

5- Leia um livro

Existem livros específicos para bloqueio de criatividade e como superá-lo, tire um momento para aprender mais e aprenda a ter o foco criativo na hora certa.

6- Durma

Até mesmo na hora de dormir o bloqueio criativo pode ser deixado de lado, prova disso são os nossos sonhos. Mesmo dormindo nosso subconsciente continua trabalhando, certas vezes temos boas ideias em sonho e logo quando acordamos já temos novos objetivos para serem realizados.

7- Não faça nada

Parece brincadeira, mas realmente ficar um tempo de pernas pro ar só vendo o tempo voar pode ajudar. Isso faz com que fiquemos batendo na mesma tecla, deixe o bloqueio criativo sem preocupações que logo teremos boas ideias.

8-Um novo local de trabalho

Não adianta pensar em praia sentado em uma sala com quatro paredes, além do bloqueio criativo também sofremos com o bloqueio de visão que podemos ter. Ande um pouco para pensar, veja coisas novas que podem vincular com seu objetivo.

9- Escrever

Pegue papel e caneta e rabisque sem se preocupar, faça uma dissecação de palavras para que o bloqueio criativo fique mais maleável. O famoso brainstorm (tempestade de ideias) pode ajudar e muito na hora de buscar palavras que liguem com seu o planejamento do seu trabalho .

10- Medite

Não é o caso de virar um monge budista ou até mesmo de ficar em posição de lótus, apenas respire e inspire. Relaxe sua mente pois você já está no caminho para finalizar seu trabalho.

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais