Alimentos para Otimizar os Estudos: Energia, Disposição e Concentração
Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para o sucesso nos estudos. Proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas devem ser ingeridas de forma adequada, pois compõem a base da nossa alimentação e nos trazem energia e disposição para os estudos. Confira a lista de alimentos que separamos para os mais diversos momentos da vida de um estudante.
Para Combater o Cansaço
Açaí: Rico em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, o açaí combate o cansaço. A porção ideal é um copo de suco ou uma tigela pequena ao dia. Entretanto, não exagere para evitar os quilos a mais.
Soja: Possui leucina, um aminoácido que participa da construção de novas moléculas de proteínas e atua como fonte de energia. Assim, três colheres de sopa do grão cozido ou um copo do suco de soja por dia dão aquela animada!
Grão-de-bico: O triptofano, presente em doses generosas no grão-de-bico, é usado pelo corpo para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Substitua o feijão por ele em alguns dias da semana. Quatro colheres são suficientes.
Para Dar Mais Disposição
Água de Coco: Considerada uma bebida energética natural, é fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, melhora a disposição e é uma ótima fonte de hidratação para o verão.
Banana: Fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que regula o sono e o humor. Além disso, a banana é rica em potássio, essencial para evitar fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.
Chá Verde: Fonte de cafeína, uma substância termogênica que acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal. Além disso, auxilia na melhora do humor e bem-estar.
Oleaginosas: Nozes, castanhas e amêndoas são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, que reduzem a pressão arterial, colesterol e triglicérides. Além disso, possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória.
Mel: Composto por glicose e frutose, o mel é um alimento energético que pode aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C, que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B, portanto, participam do metabolismo de produção de energia.
Aveia: Fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, a aveia integral confere energia sem levar a picos de liberação de insulina. Além disso, ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade, além de ser fonte de vitaminas do complexo B.
Chocolate Amargo: Se consumido moderadamente, ajuda a emagrecer e é fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce. Além disso, possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.
Para Ficar Mais Tranquilo
Leite: O leite morno alivia a inquietação e combate a insônia. Rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, proteínas e cálcio, como resultado, tem efeitos relaxantes que acalmam e induzem ao sono.
Laranjas: Fonte de vitamina C, que reduz o cortisol – o hormônio do estresse. Para um efeito mais intenso, consuma o suco “in natura”, sem açúcar.
Proteínas: Estimulam a produção de noradrenalina e dopamina, substâncias que melhoram o humor. Boas fontes de proteínas incluem carnes magras, iogurtes magros, peixes, ovos, derivados lácteos, nozes, soja, lentilhas, feijões e vegetais verde-escuros.
Amêndoas: Ricas em óleos saudáveis, vitaminas B2 e E, são ótimos alimentos para diminuir a ansiedade. Portanto, o consumo diário de ¼ de xícara de amêndoas traz benefícios para o controle da ansiedade.
Abacate: Fonte importante de vitaminas do complexo B, essenciais para as células cerebrais e os nervos. A deficiência de vitamina B pode provocar ansiedade.
Espinafre: Rico em magnésio, um mineral que regula os níveis de cortisol, afinal, promovem uma sensação de bem-estar.
Para Dar Aquele Up na Memória
Tomate: Contém licopeno e fisetina, que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.
Ovos: Contêm vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro. Além disso, a gema do ovo tem acetilcolina, importante para a memória.
Nozes: Possuem ômega 3 e vitamina E, assim, diminuem o envelhecimento das células do cérebro, evitando o esquecimento.
Morango: A fisetina, encontrada no morango, desempenha papel importante nas lembranças. Segundo pesquisas recentes, essa substância induz a diferenciação das células nervosas, o que influencia diretamente na função cognitiva e na redução do esquecimento.