Home » Diploma EAD tem o mesmo valor do presencial? Verdades e mentiras sobre educação a distância

Diploma EAD tem o mesmo valor do presencial? Verdades e mentiras sobre educação a distância

Meu diploma de EAD tem o mesmo valor de um curso presencial? TEM SIM! A educação a distância tem tradição secular e é cercada de fatos que nem todos conhecem.

Computadores, internet, telefone, vídeo conferência…aparatos tecnológicos da atualidade que são frequentemente associados ao EAD. Mas você sabia que a educação data de tempos muito antigos? Há registros históricos de EaD via correios, datados desde o século XVI. Em 1833, na Suécia, o curso de composição era ofertado pela Universidade de Lund. Poucos anos depois, na Inglaterra, o curso de taquigrafia era oferecido também a distância. Em 1904, no Brasil, o curso de datilografia passou a ser ofertado por correspondência. Posteriormente, na década de 1920, surgiram os cursos via rádio, em que os alunos adquiriam apostilas e acompanhavam as transmissões. Na década de 1940, os famosos Instituto Monitor, Instituto Universal Brasileiro e Universidade do Ar, patrocinados pelo SENAC e SESC, ganharam evidência nacional. Trinta anos depois, em 1970, os primeiros cursos superiores EaD começaram a vigorar. Ou seja, nenhuma novidade, né?

A ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em suas últimas pesquisas, apresentaram dados sobre o crescimento vertiginoso da educação a distância. A ABED apontou que no ano de 2017 foram registrados quase 1.8 milhões de novas matrículas. Já o Censo da Educação Superior, estudo realizado pelo Inep, indica que a modalidade presencial teve diminuição de novos alunos, enquanto a educação a distância apresentou 17,6% de acréscimo entre 2016 e 2017. Especialistas em educação estimam que esses dados foram ainda maiores entre 2017 e 2018.

Mas são muitas as informações desencontradas, o que causa dúvidas e alguns mitos sobre a EaD. Por isso, a FAESDE preparou um uma lista com mitos e verdades sobre educação a distância. Acompanhe:

Diploma EaD é diferente do presencial: MENTIRA

Não há qualquer diferença entre diploma presencial ou a distância. Nadinha! Nada de diferente na metodologia EaD para graduação ou pós-graduação. Estrutura curricular, carga horária e diploma são iguais à modalidade presencial. Assim, a qualidade dos cursos EaD é a mesma: no início dos anos 2000, os Censos da Educação Superior apresentavam notas melhores para a educação a distância em relação ao ensino presencial. O aumento da procura fez com que o nível do presencial se igualasse ao EAD em termos de qualidade geral. Em 2010, um amplo estudo realizado pelo governo norte americano, evidenciou que não há diferenças entre a aprendizagem remota ou em sala de aula. Você pode conferir o estudo aqui. Nós, da Faesde, compreendemos que a maior relevância está sobre o ator principal da aprendizagem: o aluno.

Cursos EaD são mais fáceis que presenciais: MENTIRA

Um dos maiores mitos que envolvem a educação a distância, a EaD pode ser mais difícil que a presencial. Um fator muito concludente com a dificuldade que o aluno terá envolve dedicação e capacidade de organizar o tempo. A flexibilidade da educação a distância é facilmente confundida com defasagem da quantidade necessária de envolvimento aos estudos, e isso faz com que muitos encontrem dificuldade, o que pode até aumentar a taxa de evasão da modalidade. A EaD depende de disciplina e, para tal, a FAESDE oferece um programa de inteligência emocional e organização do tempo a fim de colaborar no desenvolvimento dos estudos dos alunos.

As mensalidades são bem menores: VERDADE

Tomemos como exemplo o curso de Engenharia de Produção: a média nacional da mensalidade para o curso é de R$ 1.100,00 pela modalidade presencial; já pela modalidade a distância, na FAESDE, o curso sai por R$ 245,00. Uma diferença de quase 80%. Isso se deve ao menor custo de manutenção periódica em infraestruturas dos prédios e manutenção de pessoal. Por sua vez, o material didático tem vida útil maior e é de atualização mais fácil se comparado com toda a produção do ensino presencial. E pensando no aluno, podemos levar em conta que o custo com deslocamento e alimentação é economizado na EaD.

Quem faz EaD ganha menos do que quem fez um curso presencial: MENTIRA

Assim como não existe diferença entre os diplomas de um curso EaD e de um curso presencial, também não existe diferença salarial para quem cursar uma ou outra modalidade.

EaD também tem férias: VERDADE

As férias dos alunos de cursos na modalidade EaD ocorrem de acordo com o calendário acadêmico, disponibilizado para o aluno no início de cada disciplina. Embora as férias não sejam físicas, haverá períodos de pausa sem conteúdo a estudar

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais