Notícias

Como se destacar no mercado como um profissional técnico?

O mercado de trabalho é um ambiente bastante dinâmico e competitivo. Diferenciais na formação — como cursos ou certificados — e experiência profissional são necessários para quem quer ser bem-sucedido, Para os profissionais com recursos financeiros e tempo limitados, investir em educação para melhorar a colocação no mercado pode não ser tão fácil assim.

Entretanto, existem alternativas acessíveis e altamente eficazes para aqueles que buscam resultados rápidos e não podem realizar grandes investimentos. O curso técnico é uma escolha inteligente para as pessoas que já estão trabalhando e almejam melhores cargos e oportunidades. Confira abaixo dicas de como se destacar no mercado como um profissional técnico:

1. Busque por carreiras em alta

Pesquise quais as tendências do mercado para os profissionais técnicos e avalie quais habilidades você precisa desenvolver para conseguir uma vaga nessas áreas. Converse com seu gerente sobre possíveis oportunidades na empresa em que você trabalha e quais os requisitos para alcançá-las. Dessa forma, ficará mais fácil identificar quais são os caminhos disponíveis para você seguir.

Não deixe de levar em consideração suas competências e afinidades com determinada área — afinal, somos mais produtivos quando fazemos aquilo que gostamos. Conciliando a paixão e profissão, o sucesso virá naturalmente.

2. Encontre o curso técnico certo

Os cursos técnicos são a melhor escolha para os profissionais que tem pressa em ingressar no mercado de trabalho, ou que já estão trabalhando. Atualmente, esses cursos são cada vez mais valorizados, uma vez que os estudantes já saem capacitados para exercer atividades específicas com qualidade. Isso porque, diferentemente da graduação tradicional, em que o foco é a teoria, o curso técnico é focado na prática.

Existem muitas carreiras disponíveis para o nível técnico, todas elas com empregabilidade e rendas superiores ao profissional de nível médio. Além disso, se você tiver dificuldades em conciliar o trabalho e a vida pessoal com seus estudos, vale a pena optar pela educação a distância. Nessa modalidade, os horários são mais flexíveis e o resultado final é o mesmo que o de um curso presencial: novas habilidades e mais oportunidades.

3. Converse antes com profissionais da área

Antes de entrar em uma área específica, é importante conhecer sua rotina e, também, seus principais desafios. Uma boa forma de fazer isso é conversando com profissionais da área sobre como se destacar no mercado. Use os conselhos obtidos para fazer melhores escolhas em relação a sua carreira.

Lembre-se que escolher uma profissão é uma decisão de grande impacto na vida das pessoas. Por esse motivo, toda atenção é bem-vinda nessa hora. Pesquise o máximo de informações e avalie todas as demais opções disponíveis antes de fazer a escolha definitiva.

4. Divulgue suas competências

Coloque-se à vista dos possíveis empregadores. Utilize ferramentas online como o LinkedIn para divulgar o seu currículo. Ademais, participe das comunidades de profissionais online. O networking é uma ferramenta importante para impulsionar sua carreira e se destacar no mercado.

Se possível, crie um portfólio online como vitrine do seu trabalho e das suas habilidades. Mostre os resultados alcançados por você e divulgue histórias de sucesso e conhecimentos para ganhar visibilidade. Ao fazer isso, você se torna referência em determinado assunto, atraindo atenção de possíveis empresas interessadas em te contratar.

Agora que você já sabe como se destacar no mercado como um profissional técnico, não deixe de colocar em prática as dicas acima. Assim, você certamente alcançará a posição que sempre sonhou!

Para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes para sua carreira, siga nosso blog!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.