Notícias

Vale a pena fazer uma pós-graduação logo após a graduação?

Durante muito tempo os estudantes universitários, ao concluírem a graduação, corriam de imediato para o mercado de trabalho. Afinal de contas, diante da restrição de ingresso ao ensino superior para a maioria da população, o diploma representava a chave que abriria as portas da vida profissional.

Mas os tempos mudaram. Com a ampliação do acesso à educação, o cenário atual está muito mais acirrado. Desta forma, tornar-se especialista – o quanto antes – numa determinada área virou questão de sobrevivência.

A decisão de cursar uma pós-graduação logo após a graduação, contudo, envolve fatores importantíssimos como disponibilidade, momento profissional e planejamento da própria carreira.

Vamos conversar um pouco sobre isso?

Disponibilidade para estudar

Concentrar-se nos estudos durante a juventude é bem mais fácil, uma vez que há bastante tempo livre. Conforme os anos passam, as responsabilidades e prioridades acabam sendo modificadas – família, trabalho, contas a pagar…

Vários elementos tendem a influenciar a dedicação necessária para a conclusão de um curso de pós-graduação. Conhecer o próprio momento é fundamental neste processo decisório.

Aprimoramento profissional

Quem já se encontra inserido no mercado de trabalho, mas percebe-se numa situação de estagnação, seja financeira ou de reconhecimento, pode voltar a estudar e encarar a pós-graduação como uma aliada ao desenvolvimento.

Neste sentido, o ensino a distância representa uma ótima pedida. Por apresentar maior flexibilidade de horários, conteúdos disponíveis em diversas plataformas e mensalidades mais em conta, a procura por cursos EAD aumentou de forma considerável nos últimos anos.

A maior parte das empresas reconhece o esforço do funcionário que se dedica aos estudos, proporcionando acréscimos na remuneração de quem se capacita. Além disto, você será visto com outros olhos pelos seus superiores. Quem sabe no futuro você não será o mais cotado para aquela promoção que tanto deseja?

Aumento do seu networking

De forma geral, o contato do recém-formado com a atividade profissional que escolheu é restringido ao horário de estágio supervisionado. Assim, a falta de experiência no campo de atuação representa um ponto negativo contra o candidato.

Estar matriculado num curso de pós-graduação garante, além do incremento no currículo, a interação com outros profissionais da área. Sejam eles outros alunos ou professores, o aumento da rede de contatos expande os horizontes e gera novas possibilidades, sendo essencial para abrir portas no futuro.

Inspiração na vida profissional

A escolha do curso superior é uma grande decisão, especialmente para os mais jovens. Entretanto, nem sempre ele é, de fato, aquilo que se esperava. Tal situação pode acarretar o sentimento de frustração no futuro profissional.

Por ter uma duração de tempo menor, investir numa pós é um ótimo caminho para adentrar em novas áreas de atuação. É importante ressaltar, todavia, que a definição deve ser coerente com sua área de formação.

Afinal de contas, uma graduação em Letras seguida de uma pós-graduação em Finanças não faz lá muito sentido, não é?

O aumento da concorrência exige atualizações e conhecimentos mais aprofundados como diferenciais na disputa pelas melhores oportunidades. Por isso, é inevitável que a busca pelo aperfeiçoamento das próprias capacidades se dê o mais rápido possível.

Desta forma, dar continuidade aos estudos, emendando uma pós-graduação logo após a graduação, representa qualificação e ganho de tempo que impactarão positivamente a sua vida profissional.

Pretende cursar uma pós-graduação? Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e dê o primeiro passo para deixar seu currículo cada vez mais atrativo!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.