Notícias

Vale a pena fazer cursos técnicos?

Cursos técnicos são uma excelente opção de formação, pois garantem uma qualificação diferenciada, específica e com grande variedade de áreas de atuação. Ainda que o candidato já possua uma graduação, mas tenha interesse em diversificar e não tenha tempo ou condições para outra faculdade, essa opção oferece uma diversidade de escolhas.

Neste post listaremos algumas vantagens e especificidades dos cursos técnicos que o ajudarão a se posicionar junto ao mercado e frente a concorrência. Acompanhe!

Maior aceitação no mercado de trabalho

Para os que buscam o primeiro emprego, a exigência de experiência anterior é uma barreira difícil de ser vencida. Entretanto, pesquisas mostram que a empregabilidade para candidatos com cursos técnicos é mais alta do que a média de mercado.

Profissionais com cursos técnicos em seu currículo demonstram formação específica e direcionada a áreas com alta demanda, e o conhecimento especializado formado em cursos com aulas teóricas e práticas, além de estágios, oferece mais condições de empregabilidade e adaptação de profissionais recém-formados.

Para profissionais que possuem graduação mas procuram diversificar a área de trabalho, o curso técnico possibilita um diferencial diante da concorrência, por agregar conhecimento específico e técnico ao currículo do profissional.

A opção poderá ser por um curso correlato à sua formação, ou mesmo em outra área, objetivando a diversificação e expandindo os horizontes profissionais.

Menor tempo de duração dos cursos técnicos

Essa modalidade de curso tem duração mais curta do que cursos de graduação, obedecendo a uma carga horária específica para a área desejada.

Um tempo menor de estudos, além de antecipar as possibilidades de empregabilidade, permite a realização de mais de um curso, abrindo possibilidades de investir em sua carreira com maiores possibilidades de diversificação.

Muitas empresas preferem profissionais mais generalistas aos especialistas, e possuir formação em mais de uma área pode ser seu grande diferencial.

Salários acima da média

É comprovado por pesquisas salariais que profissionais com cursos técnicos em seu currículo, e consequentemente formação técnica específica, iniciam a carreira, muitas vezes, com salários maiores do que os profissionais graduados, com possibilidade elevada de ganhos reais ao longo da carreira.

A possibilidade de diversificação que citamos no tópico anterior se aplica nesse quesito, pois o profissional que possuir mais de um curso técnico abre horizontes para atuação em áreas correlatas, inclusive com a possibilidade de coordenação de equipes com qualificações mistas.

Àqueles possuidores de graduação e que tenham o acréscimo de um curso técnico no currículo, fica a possibilidade de coordenação e gerenciamento de equipes, por possuir formação em mais de uma área, sejam estas correlatas ou não, abrindo oportunidades de seu aproveitamento em níveis de responsabilidade e salariais acima dos atuais.

Possibilidade de fazer o curso na modalidade EAD – Ensino a Distância

Para viabilizar ainda mais, existem instituições que oferecem cursos técnicos a distância, permitindo economia de tempo e dinheiro.

Se considerarmos as despesas com transporte e alimentação para um curso presencial, o valor total gasto em um mês pode ficar próximo ao custo mensal de alguns cursos técnicos, ou seja, pelos valores de transporte e alimentação você poderá custear sua formação em um ou mais cursos. Tudo isso no conforto de sua casa.

A especificidade dos cursos técnicos abre excelentes oportunidades no mercado, facilitando a inserção, no caso do primeiro emprego, possibilitando a recolocação e expansão dos horizontes profissionais e permitindo ganhos não apenas no conhecimento e experiência, mas em salários acima da média praticada para aqueles sem a qualificação técnica e específica.

Se considerarmos os cursos técnicos disponíveis pelo EAD, existem mais recursos facilitadores, trajetos mais curtos e agradáveis, e, principalmente, maiores chances de êxito.

Agora que você percebeu as vantagens dos cursos técnicos e do EAD, quer saber como agregar o inglês ao seu currículo? Leia nosso artigo sobre 7 dicas para aproveitar ao máximo um curso online de inglês!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.