Notícias

Supletivo: o que você precisa saber antes de começar

Existem vários motivos que podem levar alguém a interromper os estudos, sejam eles familiares, psicológicos ou de saúde. É importante que essas pessoas tenham a oportunidade de voltar a estudar depois.

O supletivo é uma opção excelente nesses casos, pois em um menor período de tempo o aluno consegue obter o diploma do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. Se você está pensando em optar por ele, existem algumas informações que você precisa saber antes, continue a leitura e confira!

É possível escolher a modalidade do supletivo

É possível fazer o supletivo presencialmente ou à distância. Quando o curso é presencial, o aluno precisa comparecer às aulas, mas também é concluído em um tempo menor. No ensino à distância, é possível escolher os melhores momentos do dia para estudar e o material didático é recebido em casa.

Sendo assim, mesmo pessoas que só têm horários em que não há a opção de estudar no ensino regular, como durante a madrugada ou aos finais de semana, podem concluir os estudos.

A conclusão é feita em um tempo bem menor

Levando em consideração que são necessários 12 anos para concluir os estudos – 9 anos no Ensino Fundamental e 3 anos no Médio – para jovens e adultos que precisam concluir antes, o supletivo é mesmo uma vantagem, pois pode ser concluído em períodos de 6 a 12 meses.

Mesmo que você já tenha concluído algumas séries, é possível continuar de onde parou, concluindo apenas os anos que faltarem. Para isso é necessário apenas ter o histórico escolar.

Outro benefício é que o aluno é quem determina o ritmo de estudos e pode terminar em um tempo ainda mais curto, caso haja determinação e empenho. O que de forma alguma prejudica a qualidade dos estudos, já que o conteúdo não é menor que o de uma escola regular e o diploma EAD tem a mesma validade.

Você conquistará melhores oportunidades de trabalho

O Ensino Básico é essencial para concorrer às vagas de emprego, já que é preciso ter conhecimentos básicos para realizar as tarefas, mesmo que elas sejam muito simples.

No mercado de trabalho concorrido como o de hoje, até mesmo o Ensino Médio tem sido um requisito para praticamente todas as vagas.

A certificação escolar também é importante para quem deseja ingressar no Ensino Superior, seguir carreira no serviço público e até mesmo fazer um curso técnico ou profissionalizante.

Sendo assim, concluir essas etapas da educação é uma forma de conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho e fugir da informalidade, que não assegura nem o retorno financeiro, nem os benefícios trabalhistas.

É possível verificar a confiabilidade da instituição

Para que o seu diploma seja válido e sirva para todos os objetivos que foram citados, é necessário que a instituição seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Para verificar se este é o caso da instituição que você deseja fazer o supletivo, basta olhar o site do e-MEC, escolher a região e conferir se a escola está cadastrada.

Gostou de saber mais a respeito do supletivo? Então assine nossa newsletter e tenha acesso a várias outras informações interessantes!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.