Home » Saiba como melhorar sua rotina de estudos

Saiba como melhorar sua rotina de estudos

Não é fácil conciliar uma rotina de estudos, trabalho, organização da casa e ainda ter tempo livre para o lazer. Há horas em que a procrastinação e o cansaço falam mais alto, e é preciso muita força de vontade para não desviar o foco dos estudos. A boa notícia é que, com um pouco de planejamento, as tarefas podem ser bem distribuídas no seu dia e ainda sobrar tempo para relaxar.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com 6 dicas incríveis sobre como organizar uma rotina de estudos de sucesso e sem estresse. Siga a leitura e confira!

1. Escolha o local adequado para estudar

O primeiro passo para alcançar um bom rendimento nos estudos é escolher o local ideal para estudar. Opte por um lugar da casa que seja tranquilo, sem a circulação frequente de pessoas e longe de barulhos de conversa, televisão e outros que possam atrapalhar a sua concentração. Escolha um cômodo bem iluminado e arejado e uma cadeira confortável, afinal você passará muitas horas nesse ambiente.

2. Durma bem

Uma boa noite de sono já é meio do caminho andado para um dia seguinte produtivo. Conheça o seu organismo e respeite suas horas necessárias de sono. Na hora de deitar, evite distrações como mexer no celular, no computador ou assistir televisão. Essas atividades impedem que nossa mente relaxe e vá se desligando para o sono.

3. Organize seu tempo e rotina de estudos

Para que o seu tempo disponível para estudar seja suficiente e bem aproveitado para todas as disciplinas, é necessário um planejamento rigoroso levando em consideração seus pontos fortes e fracos. Faça cronogramas semanais com as matérias a serem estudadas em cada dia e separe intervalos para a prática de atividades físicas e para o lazer.

4. Faça exercícios físicos regularmente

Uma excelente forma de melhorar o rendimento nos estudos e não pirar é praticando atividades físicas diariamente. O exercício libera a ansiedade e faz com que o corpo e a mente estejam prontos para enfrentar uma rotina de estudos pesada. Além disso, faz com que o foco e a concentração aumentem e o estudante não tenha dificuldades na hora de dormir.

5. Refaça provas antigas

Uma dica valiosa para o sucesso nas provas é resolver exaustivamente questões e exercícios sobre a matéria que está sendo estudada. Há diversos sites na Internet com provas antigas que podem ser baixadas, assim você poderá fixar a matéria, identificar suas dúvidas e pontos fracos e treinar bastante para questões naquele estilo.

6. Revise a matéria

De nada adianta passar horas a fio estudando se você não revisar o conteúdo periodicamente. Nosso cérebro precisa de repetição para gravar assuntos e isso deve ser feito diariamente. Recursos como mapas mentais, fichas e áudios com a matéria ajudam muito nessa etapa do estudo fazendo com que a revisão seja mais rápida e eficiente.

E então, gostou das dicas? Pronto para ver sua produtividade aumentar? Então que tal baixar nosso e-book e conhecer os 4 segredos para otimizar sua rotina de estudos?

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais