Notícias

Saiba como escolher um curso técnico

Se você quer atualizar o seu currículo, mas não tem tempo para se dedicar a uma faculdade, saiba que o curso técnico é uma excelente opção! São várias as áreas de conhecimento atualmente que oferecem esse tipo de qualificação.

Mas como escolher o curso mais adequado para a sua realidade e/ou expectativa? Essa é uma dúvida comum a muitos profissionais que, por isso, adiam o início dessa nova etapa.

Pensando em pessoas como você, separamos algumas dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Confira!

Avalie o seu perfil

Para quem já sabe a carreira que deseja seguir, fica mais fácil de escolher. Porém, isso não significa que a análise do perfil deva ser dispensada. Ela ajudará a ter certeza da decisão.

Para aqueles que se sentem inseguros ou não sabem qual área seguir, o ideal é fazer uma lista com seus interesses e outra com o que não gosta de fazer. A partir desses dados, faça uma pesquisa para encontrar suas opções.

Outra possibilidade é visitar uma instituição de ensino técnico e pedir a grade curricular, orientações sobre o curso de interesse e tirar suas dúvidas.

Conheça suas opções de escola de curso técnico

Além das várias opções de cursos, podemos encontrar uma grande diversidade de escolas que oferecem esse ensino. Nesse caso, quais critérios devem ser seguidos para escolher a instituição ideal?

A resposta está na forma de pagamento, reputação da escola, currículo dos professores, localização, horários de aula, grade curricular e atividades extracurriculares. O site do Ministério da Educação (MEC) oferece muitas informações importantes.

Muitas instituições fazem parcerias com empresas para o aluno estagiar e adquirir competências durante o curso. Optar por esse benefício contribui para o desenvolvimento de habilidades para o cargo pretendido.

Analise o mercado

Outro fator essencial para se levar em consideração é a oferta de emprego para a área de atuação pretendida. Como o mercado está cada vez mais dinâmico, as habilidades buscadas nos profissionais mudam constantemente. O ideal é seguir essa tendência.

Se você pretende estudar só para adquirir conhecimento, talvez isso não seja tão importante. Entretanto, se o seu objetivo é crescer profissionalmente e se inserir no mercado de trabalho, você deve buscar uma área que ofereça empregabilidade.

Caso isso não seja levado em consideração, você corre grandes riscos de se frustrar com o retorno sobre o investimento realizado e não aproveitar o conhecimento adquirido.

Saiba quais são as expectativas da empresa

Para aqueles que já estão empregados e desejam crescer na empresa, devem ser levadas em conta as expectativas que seus superiores depositam sobre você e as habilidades que os recrutadores buscam no mercado.

Uma boa opção é conversar com seu chefe e traçar um plano de carreira que busque um equilíbrio entre os interesses da organização e seus objetivos profissionais. Isso é bom tanto para a companhia quanto para o empregado.

Faça um planejamento financeiro

Como será realizado o pagamento do curso? O que você fará caso perca o emprego? A escola fornece bolsa de estudo? Sua empresa oferece algum benefício ou ajuda de custo para quem busca novos conhecimentos?

Essas são questões que precisam ser respondidas antes de iniciar o seu curso técnico. Organizar-se financeiramente é essencial para garantir a finalização dos estudos e cumprir com seu objetivo.

Caso não se sinta seguro para arcar com esse compromisso no momento em razão de outras contas (parcela de carro, financiamento da casa, viagem, reforma etc.), você ainda pode recorrer ao FIES, que é o Financiamento Estudantil.

O que você achou das nossas dicas? Pronto para iniciar seu curso técnico? Então entre em contato com nossa empresa para fazer sua matrícula de uma vez por todas!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.