Home » Qual o impacto de um curso técnico no salário?

Qual o impacto de um curso técnico no salário?

Um dos principais motivos que faz com que um indivíduo se preocupe com a sua qualificação profissional é a valorização salarial. Nesse contexto o impacto de um curso técnico se apresenta como uma alternativa interessante para melhorar o currículo e motiva muitas pessoas a buscarem esta formação.

Ao fazer esse tipo de curso, consegue-se conquistar inúmeras vantagens além do aumento salarial, embora este seja sempre uma consequência. O curso técnico se destaca por sua curta duração, que gira em torno de 1 a 2 anos, por demandar menor investimento financeiro e por ser realizado com foco em uma profissão e no mercado de trabalho.

Listamos aqui alguns benefícios importantes do curso técnico para a vida profissional e que apresentam, como uma de suas consequências, melhores salários. Acompanhe!

Mais facilidade para encontrar empregos bem remunerados

O mercado de trabalho está cada vez mais demandando profissionais qualificados e com formação especializada, principalmente no ramo industrial. Para o mercado, o que importa realmente é que se demonstre habilidade e domínio sobre o que faz, além de um bom relacionamento interpessoal.

O curso técnico proporciona tudo isso a quem o realiza de forma breve e objetiva. Durante o próprio curso, o estudante encontra oportunidades para ampliar sua rede de contatos e iniciar a sua carreira, inclusive, antes de concluir a formação.

De acordo a Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pelo Dieese em 2010, pessoas que possuem formação profissional têm 48,2% mais chances de ingressarem no mercado de trabalho e os salários são 12,9% maiores. Essa tendência só cresce com o tempo, pois os cursos técnicos foram feitos para atender justamente as demandas do mercado.

Maior estabilidade na carreira profissional

Indivíduos que já possuem uma profissão também poderão se beneficiar da formação técnica de diversas formas. Uma delas é por meio da estabilização da carreira. Mesmo em tempos de crise, profissionais qualificados e especializados em sua função são aqueles que as empresas fazem questão de manter. Isto é: um curso técnico pode auxiliar na manutenção do emprego e da fonte de renda que vem dele.

Aumento salarial proporcional ao tempo de estudo

Atualmente é crescente a valorização das empresas pela cultura de atualização e qualificação profissional. Diante disso, além de aumentar a empregabilidade e a estabilidade, o aumento salarial também se apresenta como impacto de um curso técnico para o profissional.

De acordo com uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o salário de um profissional com formação técnica aumenta em 14% para cada ano de estudo. Esse aumento salarial pode variar de acordo com a região e a área de formação, com perspectivas ainda melhores do que demonstra a pesquisa.

Existem algumas especialidades técnicas que apresentam salários mais de 100% maiores quando comparados com determinados cursos de graduação.

Competitividade como resultado do impacto de um curso técnico

Além da oportunidade de receber aumento salarial em sua própria função devido à formação técnica, existe outra possibilidade de impacto de um curso técnico no salário de um profissional: a promoção. Afinal, a competitividade não acaba com a entrada no mercado de trabalho, ela sempre continua.

O profissional atento pode observar, no interior da própria empresa em que trabalha, quais são as oportunidades e cargos crescentes para investir em um curso técnico em uma dessas áreas. Esse investimento poderá resultar em uma promoção e, consequentemente, em aumento salarial e de prestígio dentro da empresa.

Gostou dessas dicas sobre o impacto de um curso técnico em sua profissão e quer se preparar ainda mais? Então, confira mais dicas sobre como se destacar no mercado de trabalho e dê mais impulso para a sua carreira!

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais