Notícias

Qual a importância da família na aprendizagem do aluno?

Se você é um professor que se preocupa com a vida educacional dos seus alunos, você reconhece a importância da família na aprendizagem. Por isso, a escola e a família devem ter uma relação de parceria para conquistar os níveis sociais, psicológicos e educacionais necessários para a qualidade de vida do aluno.

Neste post, selecionamos informações essenciais que desmistificam a influência da família no processo de aprendizagem da criança / adolescente e, também, veremos como buscar uma formação educacional complementar para preencher suas lacunas de conhecimento. Acompanhe a leitura!

A importância da família na aprendizagem do aluno

Estudos relacionados à importância da família na aprendizagem do aluno têm sido crescentes para os profissionais de ciências humanas. Em especial nas ciências educacionais e psicopedagógicas, que reconhecem o papel essencial da família para proteção e sobrevivência dos filhos.

Os profissionais da educação que buscam formação complementar devem ficar atentos a esses estudos, pois cada vez mais serão necessários especialistas que consigam relacionar dificuldades de aprendizagem com os possíveis contextos educacionais e de organização familiar.

Entenda que a família, assim como a escola, é considerada uma instituição. Porém, com responsabilidade de cuidar para a vida e ensinar os fundamentos da procriação, da preservação da saúde, da aquisição de conhecimentos e de habilidades profissionais.

Contudo, a instituição familiar sofreu grandes alterações ao longo dos anos, deixando de ser apenas uma concepção tradicional, patriarcal e sacramental para aceitar outras organizações, como as famílias monoparentais (quando formada por um dos pais), recasadas (quando existem padrasto ou madrasta)  e homoafetivas.

A relação da escola com a família

A relação da escola com a família sempre será estreita e focada no bem-estar social, psicológico e educacional dos alunos. Enquanto é obrigação da escola garantir a aprendizagem, a família deve estar atenta ao seu papel de proporcionar a boa qualidade de vida e acesso à formação educacional.

Os professores são os profissionais que mais terão, diariamente, proximidade com os alunos no ambiente escolar, auxiliando na construção de atitudes positivas ou negativas das crianças. Uma ótima formação que esse profissional pode adquirir está relacionada às práticas socioeducativas.

As práticas socioeducativas contribuem para o atendimento de alunos, baseado nos marcos legais da política educacional. Ou seja, compreende a relação Escola, Família e Comunidade; que implica na gestão do conhecimento, dos conflitos educacionais e se volta também à superação dos transtornos escolares.

A formação educacional complementar

A busca de formação complementar para os profissionais da área da educação sempre será um desafio. Os cursos de extensão são uma ótima solução para evitar a desvalorização profissional e aumentar sua competitividade.

Esse tipo de formação é mais breve e, às vezes, faz mais sentido quando já existe um objetivo traçado, atendendo, assim, as necessidades específicas para a atualização profissional. Será uma forma de sempre se manter inserido no contexto de sua área, dando conta das tendências que surgem no ambiente educacional.

A fim de contornar a falta de tempo, a modalidade de ensino a distância cria a oportunidade de acesso à sala de aula em qualquer lugar e tempo. Ela preza pelo rigor no planejamento educacional e certifica cada vez mais profissionais que querem se capacitar, mas que necessitam de flexibilidade para o estudo.

Sendo assim, é possível alcançar os níveis teóricos necessários para corresponder às expectativas de trabalho na área educacional, em especial orientando e dando suporte às famílias que buscam compreender seu papel na aprendizagem do aluno.

Esperamos ter despertado a sua vontade de aprender mais sobre a importância da família na aprendizagem. Comente abaixo suas experiências profissionais em relação ao tema e qual capacitação supriria suas necessidades de atualização para o mercado educacional.

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.