Notícias

Qual a diferença entre Extensão e Pós-graduação?

Quando buscamos cursos para aprimorar nossa formação, nos deparamos com diversos termos que às vezes nos confundem. Você entende a diferença entre extensão e pós-graduação, por exemplo?

Se você quer entender cada tipo de curso antes de retomar os estudos, continue lendo este artigo! Ele foi escrito para esclarecer de vez essa dúvida.

Quais as características dos cursos de extensão?

Podem ser feitos por pessoas que possuem qualquer grau de instrução. Eles podem ser divididos assim:

  • Cursos de extensão livres: não exigem escolaridade do aluno e tratam de temas cotidianos como artes manuais, culinária, informática, teatro, dança, corte e costura, etc;
  • Cursos de extensão de 1º ou 2º grau: para pessoas que possuem ensino fundamental ou médio completo. Também podem tratar de temas cotidianos ou estarem relacionados à escolarização como escrita criativa, robótica, mecânica, etc;
  • Cursos de extensão universitária: cursos para ampliar os conhecimentos de quem tem nível superior completo.

A duração de uma extensão é variada, depende de sua abrangência e da periodicidade das aulas. Cursos on-line e com acesso diário costumam ser rápidos, geralmente são contados em horas. Os presenciais, se não forem todos os dias da semana, podem demorar um pouco mais.

Quais as características dos cursos de pós-graduação?

A pós-graduação restringe-se ao público que tem formação superior. Todos os que já são graduados podem prosseguir seus estudos por meio de alguma pós. Os tipos que existem são:

  • Especialização: recomendada para quem deseja ser especialista em determinado assunto. Por exemplo, uma pessoa que fez Direito pode especializar-se em Direito Ambiental. Costuma durar de 1 ano a 1 ano e meio e exige entrega de um TCC;
  • MBA: para quem se interessa em ser especialista em alguma área de gestão, marketing ou negócios. Costumam durar no mínimo 1 ano e meio e exigem um TCC ou estudo de caso;
  • Mestrado acadêmico ou profissional: quem tem vontade de ser professor universitário ou investigador deve começar pelo mestrado acadêmico. Se o objetivo é ganhar formação sólida em certa área, porém voltada ao mercado de trabalho, o mestrado profissional é mais recomendado. Ambos costumam durar 2 anos e exigem apresentação de uma dissertação ou estudo de caso;
  • Doutorado: geralmente cursado por profissionais que têm uma carreira consolidada como professor universitário ou investigador. O doutorado ajuda a inovar em determinada área com a apresentação de um estudo de relevância social. A duração do curso é de 4 anos e exige uma tese sobre um tema inédito;
  • Pós-doutorado: os doutores também podem continuar estudando. O pós-doutorado tem duração variada, de acordo com o tema e instituição. Não há exigência de um trabalho final, pois constantemente o profissional contribui com publicações, palestras, aulas, etc.

Já sou graduado, qual tipo de curso devo escolher?

As pessoas que já concluíram um curso superior e querem continuar estudando geralmente ficam em dúvida entre a pós-graduação e a extensão universitária. Vejamos o que considerar para se decidir entre uma extensão ou uma pós.

Investimento de tempo e dinheiro

É importante ponderar seu orçamento e o tempo que você tem disponível para estudar. Cursos de extensão são mais rápidos e, por isso, costumam ser mais baratos. Cursos de pós são mais longos, ou seja, mais tempo estudando e mais dinheiro necessário.

O quanto você precisa (ou quer) se aprofundar

O curso de extensão pode ser mais útil para questões pontuais: se você quer entender melhor sobre Gestão de Pessoas, talvez não seja necessário um MBA. Já se o caso é dominar tudo sobre Gestão de Empresas, uma especialização ou mesmo um MBA é mais útil.

O que seu mercado valoriza

Preste bastante atenção aos currículos dos profissionais bem-sucedidos da sua área. Essa é uma forma de perceber qual curso é mais valorizado pelo seu mercado de atuação.

Ter um mestrado profissional pode ser o grande diferencial para conseguir um cargo de liderança, mas uma extensão em uma área na qual faltam especialistas também pode te deixar na vantagem.

E então, conseguiu se decidir entre extensão e pós-graduação? Compartilhe sua escolha deixando um comentário abaixo. E lembre-se: o mais importante é nunca deixar de estudar!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.