Notícias

É possível aumentar meu salário com a pós-graduação?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto às possibilidades de aumentar o salário com a pós-graduação. São várias inseguranças: como esse tipo de qualificação pode impactar positivamente um currículo? Quais os formatos ideais de uma pós? De que forma isso pode repercutir em sua atuação profissional?

Encontre as respostas para essas e outras dúvidas acompanhando este post. Ele traz dicas fundamentais sobre a importância de buscar qualificação profissional e explica como aumentar o salário com a pós-graduação.

Entenda como aumentar o salário com a pós-graduação

Um número cada vez maior de profissionais reconhece a importância de cursar uma pós-graduação para conquistar melhores salários. Uma pesquisa feita pela consultoria Catho, indica que, dependendo da ocupação, uma pós pode aumentar os vencimentos de um profissional em até 70%.

Além da melhoria no salário, a pós-graduação é um diferencial em muitos processos de recrutamento. Gerentes de RH e recrutadores reconhecem que profissionais pós-graduados têm capacidade de lidar com as situações mais desafiadoras do mundo corporativo.

Invista em sua qualificação profissional

Toda essa vantagem competitiva que a pós-graduação proporciona requer algum investimento. E não se trata de reservar apenas dinheiro, mas tempo também. São cursos que, em média, duram de 12 a 24 meses.

Nesse sentido, muitas pessoas buscam contornar essa questão escolhendo cursos rápidos. O que não é tão recomendado, já que o título não é o mesmo, a qualidade também não e consequentemente, o peso dessa qualificação no currículo também não é igual.

Desconstrua, de vez, os mitos sobre o ensino a distância

A oferta de cursos de pós-graduação vem aumentando vertiginosamente. Todas as modalidades estão disponíveis: mestrado, doutorado e, ainda, MBA. Tratam-se de cursos que se diferenciam por:

  • sua carga horária;
  • seu foco em áreas específicas do conteúdo;
  • os formatos de avaliação para alcançar o título.

E como muitos estudantes que buscam especializações já estão no mercado de trabalho, a modalidade de ensino a distância (EaD) se mostra como uma das opções mais viáveis. Entretanto, é bem comum que alguns mitos e falsas percepções se formem em torno desse formato de curso.

Nesse rol de equívocos, o principal talvez seja a ideia de que o curso a distância tem qualidade pior do que o presencial — e, por consequência, será uma qualificação menos reconhecida pelo mercado.

Isso claramente não se confirma na prática. Cursos a distância em instituições sérias e que prezam pela qualidade do ensino são tão bons ou melhores que os presenciais. Além disso, o diploma para as duas modalidades é o mesmo, sem diferenças.

Amplie sua área de atuação e sua rede de contatos

Um profissional pós-graduado pode atuar em várias áreas distintas. Isso favorece a conquista de posições cada vez melhores dentro da própria empresa em que trabalha, pois as companhias se interessam em conquistar e manter funcionários aptos a diferentes atividades e cargos.

Além disso, ao longo do próprio curso, o estudante tem a chance preciosa de ampliar sua rede de contatos — fazendo o chamado networking —, pois muitos colegas de curso são profissionais em posições de liderança em suas carreiras e com boas experiencias a compartilhar.

Aumentar o salário com a pós-graduação é uma consequência natural da dedicação e do estudo constante, seja qual for a carreira escolhida. Especializar-se é uma possibilidade cada vez mais acessível!

E, mesmo que você tenha acabado de concluir seu curso superior, continuar estudando é um acerto estratégico que poupa tempo e acelera seu crescimento profissional. Quer saber mais? Confira porque vale a pena investir em uma pós-graduação logo após se graduar!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.