Notícias

Conheça 5 estilos de músicas para concentração

“Música pra estudar?
Você está louca?
Sua concentração vai por água abaixo e sua memória não absorve nada”
.

Tenho certeza que você já escutou algo assim. Não gostar de ouvir músicas para se concentrar é uma coisa, usar de argumentos mentirosos e não fundamentados para dizer que atrapalha é outra totalmente diferente.

Uma playlist bem escolhida ajuda a manter o foco, abstrai do ambiente em volta e, ao contrário do que muitas pessoas falam, ajudam na memorização de conteúdos.

Conheça, então, cinco estilos de músicas para concentração e incorpore mais esta ferramenta no cotidiano de seus estudos.

1. Ambiente favorável

A música ambiente, muitas vezes, é tida como chata e enfadonha; “música de elevador”, dizem alguns. Mas saiba que ela foi criada para substituir os componentes da música pop que saltam aos ouvidos e tiram a concentração.

Este estilo foi projetado para relaxar e deixar a mente vaga, a fim de manter seu cérebro em um nível de subconsciente mais baixo. Você pode começar por um disco de um dos criadores deste estilo, Brian Eno.

2. Criadas para a concentração

Algumas músicas parecem que foram compostas justamente para ajudar as pessoas a se concentrar no que estão fazendo. Uma playlist com este objetivo foi montada por um especialista em memorização chamado Felipe Lima.

Para o pesquisador brasileiro, ouvir músicas para estudar, por exemplo, é uma boa forma de se preparar para situações onde é preciso se concentrar, mas não dá para evitar os ruídos.

3. Rock também é música para concentração

Quem disse que rock é só barulho, gritaria e distorção? O estilo reúne uma gama de vertentes que vão desde o “quebra cristais” até canções com frequências e entonações que ajudam na hora de se desligar do mundo.

A banda Radiohead é um bom exemplo dessa pegada. Tons suaves e frases musicais pouco agressivas criam climas e melodias sugeridas que contribuem para manter o foco e a concentração. Destaque para os dois últimos álbuns: The King os Limbse A Moon Shaped Pool.

4. O que eu gosto é o que me concentra

Muita gente fica bastante confortável ouvindo o estilo de música que mais gosta enquanto estuda ou trabalha. Afinal, produtividade também tem seu lado subjetivo. Não existe receita secreta, se te ajuda a concentrar e a procrastinar menos suas funções, continue ouvindo.

Mas, aqui cabe uma dica, segundo especialistas, ouvir músicas desconhecidas de um gênero preferido ajuda ainda mais a manter o foco, já que seu cérebro fica condicionado a acompanhar letras e melodias de canções já conhecidas.

5. Sempre elas, as clássicas

É claro que não podíamos deixar a música clássica fora dessa lista. Este é o primeiro estilo que vem a mente quando pensamos em música para concentrar. (Mas você viu que não é o único). Enfim, a música clássica é recomendada para se ouvir não apenas durante o ato de estudar, mas de forma frequente, durante todo o prazo de preparação para um vestibular, concurso etc. A audição desse estilo altera as atividades cerebrais e aumenta a neurotransmissão sináptica.

E aí, gostou da nossa lista de músicas para concentração? Faça a experiência e conte aqui pra gente qual estilo favoreceu mais seus estudos!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.