Notícias

Como um curso a distância pode me ajudar no mercado de trabalho?

Atualmente, é possível realizar vários tipos de curso a distância, desde cursos técnicos, graduação e até pós-graduação. A modalidade permite não apenas conquistar a formação necessária para o melhor desempenho no trabalho, mas também que o aluno tenha maior flexibilidade de horários e que tenha autonomia no desenvolvimento do curso. Essa autonomia possibilita o desenvolvimento de habilidades que são exigidas no mercado de trabalho, como a organização, a disciplina e muitas outras.

Gostaria de saber como um curso a distância pode ajudar no mercado de trabalho? No post, listamos 5 habilidades que você vai desenvolver ou até mesmo aprimorar, quando optar por cursos dessa modalidade. Veja só!

Compromisso

Sempre que nos dedicamos a fazer um curso, sabemos que é necessário comprometimento com as aulas e com as atividades propostas. No curso a distância, porém, esse compromisso precisa ser muito maior, já que você é responsável pelo acesso às aulas e pela sua própria rotina de estudos.

Disciplina

A frequência com que você se dedica aos estudos, não só no que diz respeito às aulas, mas aos momentos em que você realiza atividades e revisa os conteúdos, faz toda a diferença para o aproveitamento do curso.

Portanto, a disciplina para manter a regularidade de seus estudos é essencial, além de ser uma característica muito considerada no mercado de trabalho.

Lidar com a tecnologia

Os cursos à distância costumam ser disponibilizados via internet, o que demanda conhecimento ou ao menos facilidade para lidar com tecnologia, desde o uso do computador com acesso à rede até o uso de dispositivos mobiles.

Enquanto muitos ainda têm dificuldades para utilizar essas ferramentas, o aluno que realiza cursos a distância tem familiaridade com a tecnologia, já que precisa dela para estudar.

Leitura, interpretação de textos e escrita

Existem recursos diversos para estudar à distância, mas logo ficará evidente a importância da leitura, de interpretar muito bem o que estiver lendo e da escrita para desempenhar as atividades do curso, até porque existem chats e fóruns de discussão, dos quais você vai participar para tirar dúvidas e para debater assuntos relevantes para as aulas.

Sendo assim, você, como aluno de ensino a distância, vai aprimorar essas competências linguísticas, ainda que não seja, necessariamente, o foco de sua formação, e perceberá o quanto essas competências fazem diferença para o seu dia a dia.

Foco

Os estudos sempre exigem que você exercite a atenção e o foco. No caso dos cursos a distância, essa habilidade é ainda mais necessária, pois precisará estar completamente empenhado em realizar as aulas e em fazer as atividades propostas. O fato de não ter um contato tão próximo com o professor, como no caso dos cursos presenciais, faz com que você precise desenvolver o foco para manter a regularidade dos estudos.

Viu só? Além de adquirir conhecimento e conquistar um currículo ainda melhor e mais competitivo, você ainda desenvolve habilidades que farão com que se destaque no mercado de trabalho. Já fez algum curso à distância e adquiriu algumas das competências que listamos? Conte para nós aqui nos comentários!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.