Notícias

Como se preparar para provas com pouco tempo livre para os estudos

Exercícios para fazer, videoaulas para assistir, realizar anotações no caderno. Essas e outras situações são necessárias para o processo de estudo para uma prova, seja ela um vestibular, Enem 2017 ou provas de rotina. No entanto, quem tem pouco tempo para os estudos acaba ficando ansioso ou desesperado, pois não sabe dar conta de tanta coisa para estudar.

Felizmente, há algumas técnicas que podem ser utilizadas para otimizar o tempo de estudo e torná-lo mais produtivo. Por exemplo, deixar de lado os estudos aprofundados e não cair na tentação das distrações.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 táticas para otimizar suas horas de estudos e se dar bem nas provas!

1. Evite estudos aprofundados

Muita gente que se prepara para um prova, inevitavelmente, se interessa por um tema específico. Por conta disso, demonstram sua preferência aprofundando demais nos temas tratados. Quando não se tem tanto tempo livre para estudar, isso prejudica, pois a pessoa deixa outros assuntos menos interessantes de lado.

Sendo assim, é preciso dar atenção a todas as matérias previstas para a prova. Não fique buscando informações complementares que pouco ou nada contribuem para a resolução da prova de forma geral e deixe para se aprofundar em certos assuntos quando você tiver mais tempo livre.

2. Parta para as revisões

Não adianta ter aprendido muita coisa se o conteúdo não for revisado regularmente. A revisão é fundamental, pois o nosso processo de aprendizado acontece, principalmente, pela repetição. Ainda mais para quem tem pouco tempo livre, a revisão deixa o que foi estudado mais fresco na mente. Dessa forma, faça resumos das disciplinas e leia-os com mais frequência.

3. Crie mapas gráficos

Você costuma escrever frases longas, uma após a outra? Já pensou em mudar e adotar um método mais rápido e eficiente para fixar a matéria? Uma sugestão é fazer uso de mapas gráficos. Trata-se de uma maneira de anotar os pontos principais e vinculá-los a um determinado tema.

Para criar um mapa gráfico você deve colocar o tópico principal da aula no centro de uma página. Em seguida, ao redor dele, coloque os elementos derivados. Recomenda-se desenhar linhas para conectar esses elementos. Pronto! Agora você tem uma maneira de memorizar um tema complexo e fugir do branco na hora da prova.

4. Deixe aparelhos eletrônicos de lado

Facebook, Twitter, Whatsapp, jogos eletrônicos: essas são algumas distrações que adoram se alimentar do nosso tempo. Portanto, fuja disso!

Enquanto estiver estudando, desligue os aparelhos eletrônicos que não serão necessários para o estudo. Se ainda estiver usando com abuso esses recursos, melhor tentar desinstalar, neste período anterior à prova, aqueles que não vão fazer falta na vida prática. Desta maneira, você vai reparar como vai sobrar mais tempo para estudar e aumentar sua concentração.

Essas foram algumas dicas para ganhar tempo para os estudos. Para esse processo, é importante aproveitar dos aplicativos que salvam a vida de qualquer estudante. Por exemplo, o ExamTime e o Revision App possuem várias finalidades que vão te ajudar a agilizar nos estudos.

Gostou dessas informações? Deixe seus amigos saberem disso também e compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.