Home » Como se destacar no mercado de trabalho? Aprenda aqui!

Como se destacar no mercado de trabalho? Aprenda aqui!

Quem procura por crescimento profissional ou promoções, sempre busca condições para conseguir destaque na carreira. Muitas vezes, o profissional já possui boa formação acadêmica, tem experiência, mas falta algum detalhe para ter um diferencial diante de seus colegas ou concorrentes.

Se você se identifica com essa situação, saiba que a solução pode estar em melhorar sua rede de contatos, atualizar-se com as novas tecnologias ou até mesmo repaginar aquele currículo que ficou na gaveta.

Neste texto, você vai aprender algumas dicas para passar na frente na disputa por uma vaga de emprego, tornando-se mais competitivo e atraente aos olhos dos recrutadores.

1. Mantenha seu networking ativo

Sabe aquele colega de faculdade que você não conversa há tempos? Que tal perguntar para ele quais são as novidades? Quem mantém uma rede de contatos ativa conhece novas oportunidades e divulga seu marketing pessoal, destacando-se no mercado de trabalho.

Aproveite para turbinar suas informações nas redes sociais. Deixe seu perfil atualizado com suas experiências profissionais e aproveite para adicionar novos contatos. Não deixe também de participar de eventos, feiras e palestras da sua área. Um contato visual pode criar uma boa impressão e abrir novas portas.

2. Fique atento às novas tecnologias do mercado de trabalho

As novas tecnologias estão aí, mudam a todo momento e fazem parte do dia a dia das empresas. Então, não seja um atrasado digital! Procure saber quais softwares e aplicativos são requisitados na sua área de atuação e faça uso deles.

Pode parecer difícil aprender algo novo e tecnológico, mas hoje, os próprios desenvolvedores desses produtos disponibilizam tutoriais ensinando como usar a ferramenta. Faça parte de grupos e fóruns na internet sobre essas aplicações. Nesses lugares, sempre existe alguém fornecendo dicas e disposto a ajudar.

3. Reorganize seu currículo

Muita gente tem um currículo extenso, o que pode parecer algo interessante para uma eventual contratação. Mas, geralmente, o currículo fica desse tamanho porque tem descrições excessivas e informações desatualizadas. Preze por um currículo conciso e coloque apenas informações relevantes.

Por exemplo, não precisa descrever tudo aquilo que você fazia no cargo de auxiliar administrativo, já que é um cargo comumente conhecido. Seja objetivo e destaque o período de experiência que você teve em cada função.

4. Melhore sua comunicação

Quem tem uma boa comunicação geralmente possui um ótimo relacionamento interpessoal e brilha no mercado de trabalho. Procure sempre conversar com todo mundo à sua volta, desde o porteiro do prédio da empresa até seu chefe. Não tenha medo, puxe um papo!

Além disso, procure um diferencial na sua comunicação aprendendo um novo idioma. O mercado de trabalho, globalizado do jeito que está, vai acabar precisando de alguém para fazer novas parcerias com outros países.

Aproveite para fazer aulas presenciais, ou até mesmo cursos online de inglês ou de outro idioma. Quem se comunica em uma segunda língua larga na frente!

5. Busque uma especialização

Um profissional que demonstra vontade de aprimorar seus conhecimentos possui grandes chances de sobressair no mercado de trabalho. Isso porque as empresas buscam pessoas capazes de resolver problemas cada vez mais complexos e para isso precisam de profissionais especializados e atualizados.

Para você não ficar para trás, existem diversas modalidades de cursos de atualização ou aperfeiçoamento para serem feitos online. Podendo ser feitos na comodidade da sua casa e no horário que você quiser, os cursos a distância são os mais indicados para quem tem uma vida corrida e que não quer abrir mão da qualidade de ensino.

Algumas táticas precisam ser aprendidas para você conseguir se destacar no mercado de trabalho. De qualquer forma, lembre-se de que a dedicação e aperfeiçoamento constante são chaves do sucesso. Então, aproveite todas as oportunidades para continuar seus estudos, inclusive utilizando aplicativos.

Depois de conhecer essas dicas, você já pretende aplicar algumas delas na sua vida? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais