Notícias

Como melhorar minhas habilidades matemáticas?

Aprender matemática parece um desafio quase impossível para muitas pessoas. Alguns até deixam de estudar por causa da dificuldade e acreditam que a matéria é a grande vilã que impede a volta às salas de aula. A boa notícia é que seguindo alguns passos esse problema pode ser superado e as habilidades matemáticas podem ficar cada vez maiores.

Quer saber como conseguir isso? Veja abaixo algumas dicas!

Comece com o básico

A primeira dica é uma das mais importantes: sempre tente resolver os exercícios mais simples primeiro. Caso contrário, você sentirá mais dificuldades e poderá desistir com mais facilidade.

Por isso, tente encontrar videoaulas ou livros didáticos com respostas e siga o passo a passo dos cálculos para melhorar suas habilidades. Aos poucos a sua confiança vai aumentando e você se sentirá mais preparado para os exercícios mais complicados.

Estude em um lugar tranquilo

Quando temos dificuldades em alguma matéria, estar em um ambiente com muito barulho ou onde passa muita gente torna tudo ainda mais complicado, afinal, a movimentação desses lugares não permite a concentração necessária.

Sempre que for possível, vá até uma biblioteca ou fique em algum cômodo silencioso da casa para poder dar toda a atenção ao conteúdo que deseja aprender.

Faça muitos exercícios para reforçar suas habilidades matemáticas

Não há muito mistério nesse caso. Para melhorar em matemática é preciso resolver o máximo de exercícios que conseguir, porque essa é uma matéria que precisa de muita prática. Não adianta apenas ler a teoria ou anotar as regras. É fundamental fazer todos os cálculos para aprender de verdade.

Evite a calculadora

Fazer todas as contas no papel é outro segredo para conseguir os resultados corretos. O grande problema é que às vezes tentamos pular algumas etapas para terminar o exercício mais rápido usando a calculadora e anotando somente o resultado.

O jeito certo para que o cérebro consiga fixar o conteúdo é escrevendo cada etapa do cálculo, pois, assim, a memória registrará todo o processo. Por isso, quando chegar a hora de fazer uma prova ou testar suas habilidades, o caminho para alcançar o resultado correto será bem mais simples graças ao hábito de resolver outros exercícios.

Ensine o que você já aprendeu

Muitos acreditam que só quem sabe todo o conteúdo pode ensinar algo a outras pessoas, mas isso não é verdade! Mesmo quem tem muito a aprender pode compartilhar aquilo que já entende e, assim, aproveitar para treinar ainda mais a matéria.

Quando precisamos repassar nosso conhecimento, o cérebro reúne todas as informações que possui e tenta organizar aquilo que sabemos. Isso já é um ótimo treino para a memória e pode ajudar a aprender melhor. Dessa forma, só o fato de tentar explicar um assunto já nos deixa mais eficientes naquilo.

Brinque com jogos de matemática

É muito mais interessante aprender alguma coisa quando acrescentamos diversão. Os jogos podem ajudar bastante nesse caso, já que estimulam o raciocínio lógico e numérico de uma maneira mais leve e sem a rigidez dos livros ou apostilas.

Existem sites especializados em jogos de matemática, assim como algumas revistas encontradas em bancas de rua, que deixam o aprendizado bem mais agradável e simples. Use-os a seu favor e aprenda cada vez mais!

Melhorar as habilidades matemáticas certamente não é tarefa fácil, mas é possível e muito recompensador! Aprender esse conteúdo tão importante é fundamental para se destacar no mercado de trabalho, pois, aqueles que se qualificam mais são os preferidos na hora de uma contratação ou de uma promoção na empresa.

Se você gostou desse texto, curta nossa página do Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.