Notícias

Como ficar tranquilo antes e durante uma avaliação!

Nós sabemos o quanto uma prova pode te deixar estressado e ansioso. Controlar essas barreiras parece ser uma tarefa difícil, porém, é de extrema importância driblar essa ansiedade para que você obtenha um bom resultado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você relaxar, não só antes, mas durante uma avaliação também. Olha só:

Tá chegando a hora da prova, e agora?

Antes da prova, procure seguir esses passos para se manter relaxado:

Opte por alimentos leves e saudáveis:

Alimentos pesados vão prejudicar a sua concentração durante a avaliação, por isso, escolha coisas mais leves para comer, nada de gordura! Assim o seu corpo fica mais centrado na tarefa que você precisa executar.

Durma cedo e procure ter uma boa noite de sono:

Quanto mais descansado o seu corpo e sua mente estiverem, melhor você se sairá em uma avaliação. Portanto, procure ir dormir mais cedo e descansar o máximo que você puder para obter um bom resultado!

Não estude na véspera da prova!

Estudar na véspera da avaliação só vai te deixar mais ansioso e nervoso. Dessa forma você não vai absorver mais nenhum conteúdo e corre o risco de esquecer os que já estavam fixados na sua memória! Confie no que vocês estudou e utilize a véspera da avaliação para relaxar fazendo algo que você gosta.

Escute música ou leia um bom livro:

Como falamos acima, utilize o tempo antes da prova para fazer coisas que te relaxem. Leia um livro, escute músicas que você gosta, assista filmes ou séries da sua preferência. Dessa forma sua mente e sua memória estarão muito mais relaxadas na hora da prova!

Se motive dizendo “Eu vou conseguir”:

Você estudou, deu o máximo de si, então precisa se manter confiante. Repita para si mesmo que é capaz e que vai obter um bom resultado. Assim você ficará mais motivado e confiante do seu potencial, mantendo o psicológico tranquilo.

É agora, a hora chegou!

Durante a prova, faça o seguinte:

Respire fundo e pense positivo:

Mantenha o cérebro oxigenado, respirar corretamente ajuda a te manter calmo e focado no que precisa fazer. Além disso, continue pensando positivo e mantendo a confiança!

Afaste pensamentos paralelos e se concentre na avaliação:

Não adianta ficar pensando em coisas externas durante a avaliação! O único foco precisa ser a prova e a resolução das questões e o resultado que você quer ter ao final da prova!

Não pense em quanto tempo falta para terminar e sim no resultado almejado:

Nessa hora você precisa pensar no objetivo que quer atingir, por isso, não vai adiantar se desesperar com o tempo que falta. Foque apenas na avaliação e o tempo vai dar certinho para você terminar a prova com tranquilidade.

Não se desespere se não souber a resposta, passe para outra e depois retorne:

Quando você identifica que não sabe uma questão, não adianta ficar desesperado. Passe para outra questão que você saiba e depois retorne! Refrescando a cabeça você conseguirá lembrar da resposta que parecia esquecida!

Leia as questões devagar e com tranquilidade:

Quanto mais tranquilo e concentrado você ler uma questão, mais fácil será de compreendê-la! Por isso, nada de pressa na hora de ler as questões. As respostas estão na sua memória, não precisa ficar ansioso!

Seguindo esses passos, com certeza você estará mais tranquilo e confiante para enfrentar uma avaliação. Boa sorte!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.