Notícias

Como evitar o branco na hora da prova?

Na hora da prova, você já deve ter passado por aquela situação desesperadora: esquecer uma palavra ou fórmula que você havia estudado tanto. Esse é o famoso “branco”. Ele é causado geralmente por situações que geram estresse.

Do ponto de vista biológico, esse processo surge quando, sob pressão externa, algumas glândulas do nosso corpo liberam um hormônio que prejudica funções cognitivas, entre elas, a memória. Por isso é difícil se lembrar de informações específicas quando ocorre o “branco”.

Mas como evitar isso? Acompanhe este texto e conheça 4 maneiras de se lembrar de tudo na hora da prova. Confira!

1. Exercite a sua autoconfiança na hora da prova

Diariamente, ou próximo ao dia da prova, é comum vir aquela sensação de que você não estudou o suficiente ou de que você não vai passar. Esse tipo de pensamento pode gerar estresse, o que pode causar o “branco” na hora da prova.

Para evitar isso, reconheça o quanto você estudou e o quanto tem se esforçado. Tente imaginar as grandes e até mesmo as pequenas vitórias que você já conquistou. Acredite que a prova que você vai fazer é só mais um obstáculo a ser superado. Cabeça para cima e trabalhe sua motivação.

2. Pratique atividades físicas frequentemente

Um corpo sob excesso da pressão de estudar acabará causando o “branco” na hora da prova. É preciso deixar o organismo preparado para o grande dia, mas sem estresse.

Sendo assim, tenha o hábito de praticar atividades físicas. Pode ser uma caminhada leve, uma sessão de musculação na academia, ou até mesmo natação podem ajudar a regular o nervosismo no seu corpo. Exercitando o corpo, você descansa a mente.

3. Durma bem

Uma das principais causas do “branco” na prova é falta de uma noite bem dormida. Como todo mundo sabe, dormir ajuda a fixar o conteúdo estudado e quem não faz isso pode sentir falta de alguma informação.

Assim, não ignore esse detalhe: invista em uma noite de sono tranquilo, que dure cerca de 7 e 8 horas por dia. Modere o consumo de produtos com cafeína, pois estes podem alterar o seu horário e disposição para o sono. Ingerir álcool também piora a qualidade do seu sono.

Uma dica interessante é se acostumar com o horário da prova. Por exemplo, se suas provas estão agendadas para ocorrer no horário da manhã e você rotineiramente acorda tarde, comece a se levantar mais cedo. Evite acordar além daquele horário programado para a prova. Seu organismo tem que se habituar desde já para o grande dia.

4. Cuide da alimentação

Uma alimentação pouco nutritiva gera um desempenho cognitivo ruim, o que também pode ocasionar o “branco”. Dessa forma, é preciso se alimentar bem, mas de maneira leve. Procure comer frutas, vegetais, cereais integrais, derivados de leite e tomar bastante água (entre dois e três litros por dia). Esses alimentos ajudam a melhorar a memorização. Não coma muita carne, doces e alimentos ricos em gorduras.

Essas foram algumas dicas essenciais para evitar o “branco” na hora da prova. É interessante que esses passos estejam presentes ao longo da rotina de estudos. Afinal, não vai ser na véspera da prova que o seu corpo estará preparado.

Gostou dessas informações? Mostre para seus amigos! Compartilhe este texto nas redes sociais!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.