Notícias

Aprenda como se destacar no setor industrial

Metalurgia, automobilismo, agricultura. Esses são alguns ramos do setor industrial que empregam milhares de pessoas no Brasil. São tantas oportunidades que é preciso buscar o diferencial para conquistar as melhores posições.

Para isso, é essencial investir em habilidades técnicas, como obter conhecimentos específicos na área industrial, além de ser responsável e estar disposto a evitar erros no processo produtivo. Mas não para por aí!

Quer saber mais? Acompanhe as 5 dicas que preparamos para você e conheça algumas características fundamentais para se destacar no setor da indústria.

1. Responsabilidade e prontidão

O setor industrial trabalha com linhas de produções complexas e interdependentes. Por isso, se alguém falha em algum ponto, pode prejudicar toda a cadeia de produção.

Um bom profissional do setor industrial é aquele que demonstra responsabilidade em suas tarefas. Ele antecipa riscos e erros, prevenindo a equipe e evitando que o pior aconteça.

2. Boa habilidade de comunicação

Quem não faz parte do setor industrial pode pensar que se expressar bem e falar em público são habilidades para a área de humanas. É aí que você se engana! Até mesmo em uma indústria um profissional de destaque é aquele que consegue manter uma boa comunicação com a equipe.

Afinal, é preciso explicar processos, apresentar riscos e resultados. O trabalho no setor industrial depende muito de uma boa comunicação. E um excelente profissional da indústria é aquele que sabe fazer isso de forma eficaz.

3. Capacitação específica no setor industrial

Petróleo, eletricidade, automóveis, eletroeletrônicos… Esses são alguns dos produtos fabricados e gerenciados no setor industrial. Como são de alta tecnologia e complexidade, é necessário ter um conhecimento específico e atualizado para poder acompanhar o processo de produção.

Desse modo, um profissional de destaque no setor industrial deve buscar capacitação. Seja por meio de cursos técnicos ou de pós-graduação, é importante continuar os estudos. Assim, você terá mais chances de conquistar uma vaga em uma indústria de alto nível.

4. Conhecimento em inglês

O mundo está cada vez mais globalizado e as mais importantes indústrias possuem negócios em vários países. E o inglês é a língua que conecta as sedes espalhadas pelo globo.

Esse idioma é considerado a língua dos negócios. Por isso, um profissional de destaque na indústria deve dominá-lo, principalmente se pretende trabalhar em uma multinacional onde a comunicação com a matriz é constante. Procure fazer um curso de inglês específico para o ramo da indústria e busque maneiras para aproveitar ainda mais o aprendizado.

5. Networking

Além dos aspectos descritos anteriormente, é importante também que você desenvolva seu networking. Quanto mais você conhecer profissionais que trabalham na indústria, mais será conhecido no ramo e terá mais chances de encontrar oportunidades na área.

Participe de conferências, congressos e simpósios na área. Essas são ótimas oportunidades para conhecer outros profissionais e expandir sua rede de contatos, além de contribuir para seu conhecimento e atualização sobre o ramo industrial.

Gostou dessas informações? Quer mais dicas sobre capacitação profissional? Então fique por dentro de mais dicas seguindo nossas páginas no Facebook e Google Plus.

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.