Notícias

Aprenda aqui como escolher uma pós-graduação a distância

Quer dar um passo à frente na vida profissional? Que tal um salário maior e um emprego que ofereça tranquilidade financeira e mais qualidade de vida? “Falar é fácil!” É o que você pode estar pensando, não é mesmo?

E você tem razão. Subir a um patamar mais elevado no mercado de trabalho não é fácil e não acontece da noite para o dia. Ainda mais para quem tem filhos e outras responsabilidades. Mas vamos te dar um conselho: uma pós-graduação a distância pode ser a solução para o atual momento da sua carreira!

Então, confira essas dicas para que você escolha com segurança o curso de pós-graduação a distância mais adequado. Vamos lá?

Reflita se esse é o momento certo para a pós-graduação a distância

Há um dito popular que afirma: “às vezes é preciso dar um passo para trás para poder dar dois à frente”. Se a sua rotina de vida atual não lhe permite estudar com a dedicação que um curso a distância exige, planeje-se antes de fazer a matrícula.

Analise sua realidade profissional e familiar, reflita se consegue conciliá-la com a rotina de estudo do curso. Se precisar esperar um semestre ou mais, tenha calma! Aproveite para organizar sua rotina enquanto procura as melhores opções.

Defina seu objetivo profissional

Antes de iniciar sua pesquisa sobre as melhores opções de pós-graduação, defina claramente seus objetivos. Pense no que você quer: um salário maior, um novo emprego, mais conhecimento na área de atuação?

Sabendo qual a sua intenção, fica mais fácil decidir a melhor instituição e o curso adequado. A escolha correta sobre um curso de pós-graduação vai depender de seu objetivo principal.

Conheça a instituição

Pesquise na internet sobre as instituições que mais lhe interessam. Busque conhecer o campus físico (se existir), a estrutura (condições das salas de aula e dos computadores) e a política interna da instituição.

Acesse o site da empresa

Visite alguns sites de empresas que oferecem cursos de EAD. Isso é muito importante! Já que se trata de um curso a distância, você precisará conhecer o portal do aluno e vai acessá-lo constantemente para ler avisos, fazer atividades, postar trabalhos, consultar notas, etc.

Pesquise sobre os cursos

Reúna todas as informações possíveis sobre os cursos de pós-graduação a distância que você tem mais interesse. Pesquise sobre a grade curricular, os professores, horários, dias de atividades e provas, duração total do curso, valor das mensalidades, gastos e atividades extras. É uma pesquisa extensa, mas fundamental para seu planejamento.

Você também pode consultar o site do INEP para conhecer mais sobre a legislação que regulamenta cursos de pós-graduação a distância no Brasil.

Planeje-se financeiramente

Apesar de os cursos na modalidade de EAD serem geralmente mais acessíveis em termos financeiros, é importante planejar suas finanças para garantir que não falte verba para finalizar os estudos.

Se você já escolheu o curso e a instituição, já deve saber o valor da mensalidade. Procure informar-se também sobre a política de reajustes das mensalidades e inclua o percentual de aumento na sua planilha de controle financeiro pessoal.

Calcule também outros gastos com material didático (algumas instituições oferecem gratuitamente), lanches, possíveis viagens e transporte. Quanto mais você se planejar, melhor será seu desempenho no curso e controle financeiro.

Está decidido a fazer uma pós-graduação a distância? Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para aperfeiçoar-se e deixar seu currículo mais competitivo!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.