Notícias

A importância do curso técnico em um novo contexto de trabalho

Enquanto o mercado de trabalho se desenvolve, mais exigente ele fica. Dessa forma, quanto mais sofisticado e arrojado estiver o cenário de empregos, mais ele precisará de profissionais devidamente qualificados. No Brasil, contudo, é difícil para que os trabalhadores consigam acompanhar as novas demandas do mercado. Em outras palavras, o brasileiro tem dificuldade de se inserir nesse novo contexto uma vez que não lhe são concedidas muitas oportunidades.

De maneira geral, o principal problema da nossa situação é em relação ao estudo. E muitos fatores estão envolvidos: o ensino público é muito concorrido, a graduação é um curso mais demorado, muitos profissionais saem do Ensino Médio sem acesso a mais educação, e os problemas vão crescendo.

Por conta disso, é preciso entender, mais do que nunca, a importância do curso técnico. Principalmente para os jovens que não puderam dar continuidade aos seus ensinos na rede pública, não podendo fazer uma graduação. Isso porque o ensino técnico é, hoje em dia, conhecido como o caminho mais curto para o mercado de trabalho, além de aumentar as perspectivas, posteriormente, de um ingresso no ensino superior.

As instituições de ensino já reconhecem a importância do curso técnico

A fim de oferecer mais oportunidades para tantos trabalhadores que estão atrás de estudo e querem se capacitar para entrarem no mercado de trabalho, as instituições de ensino vêm trabalhando para aumentar a oferta desse tipo de ensino. Não é à toa, portanto, que vê-se um claro crescimento na quantidade de cursos técnicos no Brasil nos últimos cinco anos. Recentemente, inclusive, muitos têm encontrado no curso técnico uma maneira de evitar a crise, como falamos anteriormente também aqui no blog.

Com toda essa movimentação, espera-se uma boa mudança no cenário brasileiro ao longo dos anos. Primeiramente, veremos mais e mais profissionais sendo capacitados já depois do Ensino Médio, aumentando o número de jovens no mercado de trabalho e, consequentemente, reduzindo a taxa de desemprego nessa faixa da população. Em segundo lugar, espera-se que aumente o número de pessoas no Ensino Superior, já que são muitos os estudiosos que acreditam que os cursos técnicos funcionam como pontes para uma futura graduação.

E quem pensa que esse é um processo demorado engana-se. Profissionais com formação técnica já possuem bom reconhecimento dentro do mercado de trabalho, o que os prepara para uma carreira mais estável, além de abrir mais portas para o estudo e para um desenvolvimento constante. Segundo Carlos Augusto de Maio, diretor da Escola Técnica Estadual de São Paulo – ETESP – vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, “hoje, pesquisas mostram que 80% dos alunos com formação técnica têm conseguido boas colocações e melhor reconhecimento nas empresas” [fonte].

Conheça os nossos cursos técnicos

Mais rápidos, mais baratos, com reconhecimento do MEC e abrindo muitas portas para você, os cursos técnicos podem ser a solução que você estava procurando para dar um passo adiante.

Então, não perca tempo e conheça agora mesmo quais opções estão disponíveis para você. Clique aqui para acessar o nosso site e ver todos os nossos cursos. E boa sorte 😉

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.