Home » 4 tendências em educação que todo professor precisa saber

4 tendências em educação que todo professor precisa saber

A educação é um campo movediço. Não há certezas em relação à educação: os problemas são vários e mudam de prioridade, as tecnologias evoluem e afetam a prática, e até as tendências pedagógicas que nos guiam são tantas que podemos nos confundir sem mapas conceituais. O mercado de trabalho, então, parece inavegável nesse cenário.

Por isso, é vital acompanhar as tendências em educação discutidas atualmente. Estas 4 que separamos dão uma visão do que está em voga no campo e permitem saber o que veio para ficar. Confira abaixo as tendências indispensáveis que você conheça!

1. Personalização do ensino: aluno em foco

Essa é uma bandeira já tradicional de algumas tendências pedagógicas. Até poucos anos atrás, ensino personalizado era algo possível somente em situações muito específicas, como aulas particulares. Com a ajuda de aplicativos e outras ferramentas tecnológicas, hoje é algo mais viável.

Em geral, esses serviços usam a tecnologia para mapear dificuldades e potencialidades dos alunos. Com base nisso, é apresentada uma seleção de conteúdos em diferentes mídias. Isso pode ajudar tanto a aumentar a aprendizagem como a preparar as aulas.

2. Gamificação: os games como aliados

Essa tendência também já se firmou quando se fala de educação na atualidade. Isso não só porque os jogos eletrônicos são um fato na contemporaneidade; a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos são vias para a aprendizagem ativa.

Pedagogias como o construtivismo piagetiano já apontaram como a aprendizagem se beneficia de atividades: tarefas curtas que resultem em recompensas, formação de equipes e interação de jogos nas experiências educacionais são algumas possibilidades.

3. Planejamento inteligente: uso da tecnologia

A tecnologia pode trazer avanços que beneficiam muito mais gente que o esperado. Exemplo disso é como aplicativos ajudam a personalizar e planejar o ensino, como comentamos. Além disso, o próprio trabalho dos professores pode ser valorizado assim.

Com tanto trabalho dentro e fora de sala, a otimização do tempo é uma estratégia indispensável. Planejar a aula de modo inteligente é algo cada vez mais necessário e a tecnologia pode ser o primeiro passo para isso.

4. Hibridização do ensino: a distância e presencial

A Educação a Distância (EaD) tem tido suas qualidades cada vez mais reconhecidas: uso da tecnologia, autonomia para pesquisa e acesso a conteúdo aberto são exemplos.

O ensino híbrido combina esses prós da EaD com o melhor da sala de aula. É assim: os serviços tecnológicos entram no planejamento junto com o presencial. Confira a fundo!

As tendências em educação estão em constante mudança, ainda mais agora, associadas à tecnologia. Para não se perder, continuar se atualizando é fundamental.

Um bom passo para isso é fazer cursos a distância ou mesmo pós-graduações. Nelas se verá tendências como o uso dos softwares (da rede banda larga, dos aplicativos e do conteúdo aberto) até sua apropriação pela educação (em laboratórios móveis e aplicações semânticas). Afinal, a educação sempre caminha acompanhando avanços sociais e tecnológicos.

E então, o que achou dessas tendências em educação? Compartilhe o post nas redes sociais para também dividir o conhecimento com amigos e outros colegas!

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais