Home » 4 dicas imperdíveis para melhorar a sua redação

4 dicas imperdíveis para melhorar a sua redação

Escrever é uma atividade importante para o dia a dia. Seja para deixar um recado a alguém que está em casa ou enviar um relatório para o chefe. A prática da escrever um texto também é cobrada em provas. Por isso, melhorar a redação se torna uma tarefa ainda mais importante.

Não existe uma fórmula para um texto perfeito. Na verdade, há um conjunto de práticas que precisam ser exercidas para evoluir nesse processo.

Quer algumas dicas? Acompanhe este texto e conheça 4 passos para escrever uma redação melhor. Confira!

1. Leia mais

Ler aumenta sua capacidade de argumentar mais e, com isso, melhorar o conteúdo do que você escreve. Ao colocar isso em prática, você consegue formar um repertório de conhecimento crítico. Ou seja, quanto mais ler sobre diversos assuntos e pontos de vista, mais será capaz de formar sua opinião e argumentar para convencer os outros.

Por isso, procure se manter sempre atualizado sobre as notícias e temas discutidos na atualidade. Leia livros, revistas, jornais e demais conteúdos que possam ser ricos para a sua argumentação.

2. Evite repetições

A capacidade de organizar e relacionar informações é um dos elementos importantes para melhorar a redação de qualquer pessoa. Uma forma de demonstrar isso é não repetir trechos ou palavras.

O uso de sinônimos ao longo do texto vai deixar a leitura mais fluida, além de mostrar que seu vocabulário é variado.

3. Respeite o bom português

Em toda prova de redação, parte da pontuação é destinada à adequação do conteúdo à norma culta. Em outras palavras: além de argumentar consistentemente, é preciso dominar a língua portuguesa para se dar bem na avaliação.

Se português não é o seu forte, procure ler mais livros de gramática, fique de olho nas regras básicas e também não deixe de exercitar. A prática do português pode garantir a você um material bem escrito, melhorando a sua capacidade de interpretação de texto.

4. Deixe a redação bem estruturada

Muitas provas de redação exigem o estilo dissertativo. Isso quer dizer que, além de defender uma ideia, você terá que seguir uma estrutura.

Para começar, o texto deve abrir com uma breve introdução, apresentando o seu ponto de vista em determinado contexto.

Em seguida, você vai justificar a sua visão por meio dos argumentos no desenvolvimento. Os pontos de convencimento devem ser trabalhados em parágrafos. Por isso, essa parte do texto é maior que a introdução.

Por fim, chegou a hora da conclusão. Ela deverá retomar sucintamente os argumentos, apresentando alternativas para o tema proposto. Seguindo essa estrutura ficará mais fácil escrever, e as chances de obter uma pontuação maior também aumentarão.

É importante que todas essas práticas estejam presentes na sua rotina de estudos. Muitos estudantes acham que dá para aprender a fazer um bom texto de um dia para o outro. Na verdade, esse processo exige tempo e dedicação.

Essas foram algumas dicas para você melhorar a redação. Gostou das informações? Então deixe seus amigos saberem disso também compartilhando este texto nas suas redes sociais!

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais