Notícias

10 dicas de como ter um perfil de sucesso no LinkedIn

Você sabe como ter um perfil de sucesso no LinkedIn? Essa é uma das mais requisitadas plataformas para conexão entre recrutadores de empresas e potenciais contratados, além de profissionais autônomos ou freelancers.

Por isso, um perfil estratégico é fundamental para garantir visibilidade e melhorar sua presença e competitividade na web. Construa um perfil impressionante conferindo as 10 dicas que preparamos para melhorar sua experiência:

1. Use foto de perfil

Sua imagem no LinkedIn deve transmitir credibilidade. Procure usar uma foto com o aspecto mais profissional possível. Lembre-se de que é uma plataforma para recrutamento de potenciais candidatos a ocupar uma vaga de emprego.

2. Mantenha seu perfil atualizado

Para aproveitar o maior número de oportunidades possível mantenha seu perfil sempre atualizado. Não deixe de inserir seus endereços de e-mail mais recentes.

Adicione também links para site ou blog pessoal e redes sociais, além de um portfólio online. Em algumas profissões, como design ou fotografia, isso costuma ser mais relevante que os dados presentes no currículo.

3. Adicione palavras-chave

É interessante investir algum tempo em busca de palavras-chave para facilitar sua conexão com empregadores.

Relacione-as ao cargo que você pretende ocupar de maneira a chamar a atenção dos recrutadores para o emprego que você procura. É uma medida que aumenta suas chances de ser encontrado pelas empresas certas.

4. Use uma boa imagem de capa

Essa é uma boa oportunidade para usar a criatividade criando uma estratégia para se comunicar com os visitantes da sua página. Escolha uma imagem alinhada com sua postura profissional e sua personalidade, lembrando-se sempre da credibilidade que deve ser transmitida.

5. Defina corretamente sua profissão

O título da sua profissão é, sem dúvida, uma das informações mais importantes do seu perfil. Ele está localizado logo abaixo do seu nome. Essa é uma das oportunidades para otimização da sua função usando uma palavra-chave para atrair a atenção das empresas de seu interesse e manter a presença de seus visitantes.

6. Faça um bom resumo para um perfil de sucesso no LinkedIn

Apresente-se para todos os usuários da rede da forma que deseja ser visto. Aproveite para falar sobre seus interesses profissionais, sua área de atuação bem definida, suas motivações e claro, informações de contato.

E, para aumentar as chances de visualização do seu perfil, mais uma vez, use palavras-chave para definir sua função no mercado.

7. Solicite recomendações

A recomendação é uma ferramenta de grande peso para qualquer contratação. No LinkedIn esse recurso é feito por meio de seus contatos, e você pode usá-lo começando por recomendar alguém.

Ao procurar pessoas que conhecem bem seu trabalho, você criará a chance de ser recomendado pelas mesmas pessoas, gerando uma troca interessante e muito útil para demonstrar suas competências.

8. Interaja com seus contatos

É importante manter uma constante interação com seus contatos. Sempre que tiver uma oportunidade de parabenizá-los por uma nova conquista, ou mesmo, sugerir a leitura ou apreciação de algo interessante na rede, não perca a chance. Essa é a melhor maneira de preservar essa conexão e fazer um networking.

9. Apresente dados relevantes sobre suas experiências

Qualquer recrutador que esteja observando seu perfil dará maior atenção à sua experiência profissional. Por essa razão, essa seção deve ser constantemente atualizada.

Adicione detalhes sobre suas atribuições e realizações em cada função que exerceu nos empregos anteriores. Essas informações fornecerão ao possível empregador uma ideia mais exata do que você está procurando no mercado a fim de alinhar com os interesses da empresa contratante.

10. Conecte-se com grupos

Uma conexão mais ativa pode fazer toda a diferença para marcar presença no LinkedIn. Além de identificar as pessoas certas para atingir seus propósitos profissionais, você pode participar de grupos relevantes para a posição que você aspira.

Sempre que possível, adicione conteúdos e participe de debates nos grupos. Essas são formas de estar em contato com possíveis empregadores ou pessoas que possam recomendá-lo.

Um perfil de sucesso no LinkedIn pode ser o passaporte para a oportunidade que você sempre quis. Por isso, invista um tempo na sua conta procurando sempre atualizá-la.

Agora você já conhece algumas dicas sobre um perfil de sucesso no LinkedIn. Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro também!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.