FAESDE Blog Sem categoria Dicas para conciliar uma carreira de sucesso e vida pessoal

Dicas para conciliar uma carreira de sucesso e vida pessoal

Conciliar carreira e vida pessoal é um problema mais do que atual. Como crescer profissionalmente sem deixar a vida pessoal de lado? Essa é uma questão que assusta muitas pessoas.

Enquanto preocupações com qualidade de vida, família, saúde e condicionamento físico tomam uma boa parcela de nossa rotina, o mercado de trabalho exige cada vez mais esforço e disponibilidade. O que fazer, então?

A seguir, reunimos algumas dicas para lhe ajudar a encontrar o equilíbrio entre essas duas áreas. Confira:

Entenda que a vida profissional não é algo externo

O trabalho também faz parte de quem você é. Ele mostra parte de sua personalidade, motivações e necessidades. Encará-lo como algo externo, que não pode em hipótese alguma se misturar à vida pessoal, pode causar um conflito de interesses.

Encontre um propósito em seu trabalho. Além do retorno financeiro, a vida profissional deve lhe dar satisfação. Quando se tem um motivo para buscar o sucesso, o trabalho deixa de ser um fardo e apenas um meio para sobrevivência, tornando-se algo que faz parte da nossa essência.

Uma área depende da outra

O sucesso parte, principalmente, do nosso desenvolvimento pessoal. Investir em cursos de nada adiantará se você está infeliz assumindo os outros papéis da sua vida — como filha, esposa, amigo ou irmão.

Se você não se distrai ou não cuida de sua saúde, seu corpo e mente não aguentarão a rotina pesada. Entenda que para ser um profissional bem-sucedido é preciso evoluir como ser humano e vice-versa.

Mantenha o foco

Mesmo que as duas áreas estejam interligadas, saiba cuidar de cada uma na hora certa. Preocupar-se com questões pessoais durante o expediente não é uma decisão sábia, da mesma maneira que interromper um passeio com os amigos para tratar de problemas do trabalho não é uma boa ideia.

Há exceções, mas é importante se manter focado na atividade do momento. Esteja sempre presente.

Saiba quais são suas prioridades

Diferencie o importante do urgente. Se você precisa entregar um relatório amanhã, está tudo bem em passar algumas horas a mais no trabalho. Se você está sentindo dores há semanas, não tem problema chegar sair mais cedo do escritório para ir ao médico. Reconheça o que precisa de cuidados hoje e o que pode esperar.

Isso também varia de acordo com a sua personalidade. Pessoas motivadas pelo reconhecimento no trabalho terão a tendência de priorizar a vida profissional em mais casos, enquanto pessoas extrovertidas, sociais e focadas em seus relacionamentos se preocuparão mais com a vida pessoal e familiar.

Não existe falta de tempo: existem prioridades. Sua escolha diante de muitas tarefas a se realizar é o que mostrará quais são as suas.

Comece o dia bem

O modo como você gasta as primeiras horas do seu dia reflete em como será o restante dele. Passe um tempo fazendo o que gosta e seja produtivo. Nunca deixe seu desenvolvimento individual de lado.

Medite, pratique exercícios, leia, converse com sua família, enfim, passe um tempo cuidando de seu corpo e mente. Isso aumentará sua disposição e manterá sua motivação e produção lá no alto.

Conciliar carreira e vida pessoal não é tarefa fácil, mas vale a pena. É preciso estar bem consigo mesmo para obter sucesso no trabalho (e, consequentemente, satisfação pessoal), o que gera satisfação e garante um ciclo de equilíbrio para sua rotina.

Se você gostou das nossas dicas de como conciliar carreira e vida pessoal pra deixar o dia a dia mais leve, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos que podem te ajudar!

0 Comments

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *