FAESDE Blog Sem categoria Como se livrar da procrastinação, estudar melhor e ser mais produtivo?

Como se livrar da procrastinação, estudar melhor e ser mais produtivo?

Adiamento, demora e delonga para realizar tarefas: esses são os sinais claros da procrastinação, um hábito ruim que compromete o rendimento nos estudos e pode fazer com que você naturalize vícios nas atividades diárias. Por isso, é preciso intervir e combater o adiamento de nossas obrigações.

Algumas táticas simples podem ser empregadas para melhorar nesta questão. Por exemplo, entender o motivo da procrastinação e se antecipar para os eventos e compromissos são alguns dos passos a serem seguidos. Mas não para por aí.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 3 dicas para evitar a procrastinação e, com isso, ganhar produtividade no seu dia a dia.

Entenda o motivo da procrastinação

Muitas pessoas acham que procrastinam porque são essencialmente preguiçosas. Não é bem assim! Para alguns, essa pode ser a causa, mas existem outros motivos. Pode ser que o indivíduo esteja passando por dificuldades na escola ou na faculdade. Ele também pode estar desconcentrado por algum problema na família ou no trabalho.

Enfim, é preciso identificar a razão da procrastinação para oferecer soluções mais eficientes. Pare um pouco para pensar no que faz você procrastinar. Talvez você descubra que aquilo realmente não faz mais sentido para você e, então, é chegado o momento de abandonar aquela tarefa ou situação e partir para outra.

Separe tudo o que tem para fazer antecipadamente

Está na hora de estudar, trabalhar ou cumprir outro compromisso. Mas aí falta separar o material para os estudos do dia, escolher a roupa para vestir ou outros aspectos. Essas situações podem comprometer muito a sua produtividade.

Afinal, procurar livros na prateleira, separar as roupas ou documentos vai exigir de você um tempo e, se você não o encarar de vez, a procrastinação pode chegar.

Sendo assim, separe tudo antecipadamente. Se puder, faça uma lista do que você vai precisar. Deixe tudo separado um dia antes do evento ou compromisso. Assim, você vai inclusive perceber se está faltando algo e não vai perder deixar suas tarefas para depois.

Aprimore a gestão do seu tempo

Ter muitas tarefas para fazer pode desencadear a procrastinação. Isso porque o seu cérebro não consegue lidar com tanta informação e acaba preferindo ignorá-las para não ficar congestionado ou estressado.

Mas com o uso de algumas ferramentas tecnológicas é possível fugir da procrastinação. Por exemplo, o aplicativo Evernote, disponível para Android, iOS e Windows. Ele organiza as suas tarefas para estudar da maneira que você quiser. E ainda tem lembretes para quando você se esquecer de algo e quando algum evento agendado se aproxima.

Outro motivo que pode levar à procrastinação é não ter um ambiente de estudos adequado em casa. Isso porque você leva tempo para organizar o espaço de estudos e acaba adiando o cumprimento de uma rotina eficaz. Apostar em uma boa iluminação e manter o espaço de estudos bem ventilado são algumas estratégias para não se distrair na hora de estudar.

Essas foram algumas dicas para evitar a procrastinação. Quem pode ajudar o aluno, nessa questão e em muitas outras, é o professor. Mas, para isso, ele deve estar bem preparado. Leia este texto e saiba por que os professores precisam se qualificar.

0 Comments

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *