Saiba como conciliar trabalho e estudo

Um profissional que busca o crescimento da carreira no atual cenário precisa estar em aperfeiçoamento e atualização constantes para conseguir destaque e estar apto a disputar os melhores cargos e salários. Além de determinadas competências que são indispensáveis para o bom desempenho, a continuidade dos estudos passou a ser exigida pelas organizações e cabe a nós, trabalhadores, nos adaptarmos a essas exigências.

Contudo, não são todas as pessoas que possuem condições financeiras de se manterem somente estudando e tampouco é aconselhável ficar muito tempo fora do mercado de trabalho para se dedicar ao estudo. Essa realidade faz com que muitas pessoas abdiquem do crescimento profissional.

Se você é uma dessas pessoas que precisam estudar mas não conseguem conciliar seu tempo, veja as nossas dicas de como encontrar um equilíbrio entre trabalho e estudo!

Seja organizado

A organização de seus compromissos é fundamental para conseguir cumprir suas tarefas e não passar aperto por causa de tempo. Faça um cronograma com todos os compromissos do mês, tanto do trabalho quanto do estudo, e se organize para cumprir os prazos estabelecidos.

Procure colocar em dia suas atividades do curso quando a rotina do trabalho estiver mais tranquila e vice-versa. Em seu planejamento, reserve, pelo menos, de uma a duas horas semanais para praticar exercícios físicos ou qualquer outra atividade de lazer para manter sua mente saudável e aguentar a rotina corrida.

Tenha foco

Por mais cansativo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo possa ser, a falta de foco só prejudica o seu desenvolvimento e o alcance do seu objetivo. Quando você estiver cansado e pensar em adiar o compromisso, lembre-se de que essa atitude só vai prolongar o seu tempo de conclusão do estudo.

O estabelecimento de metas e objetivos vão te ajudar a manter o foco e a cumprir com suas obrigações. Comece estabelecendo metas diárias e semanais até você ter controle de suas atividades e depois redefina seus objetivos de acordo com o que quer alcançar.

O foco também é importante para a absorção do conteúdo estudado e para o bom desempenho no trabalho. Se você não consegue manter seu foco, procure ajuda de um profissional ou busque atividades que desenvolvam a concentração.

Opte pelo ensino a distância

Essa modalidade de ensino online tem ganhado cada vez mais espaço no mercado pelo seu custo e praticidade. O diploma do curso a distância é o mesmo que o do curso presencial e é aceito igualmente pelas empresas. Para quem não tem tempo de se deslocar, enfrentar trânsito e tem o orçamento apertado, essa é a melhor opção.

O estudante não precisa gastar  tempo e dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino e nem com os gastos adicionais, como lanches e xerox, por exemplo. Entretanto, o foco e a disciplina são fundamentais para o sucesso do seu estudo.

Utilize corretamente a tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos seus estudos e do seu trabalho, assim como pode prejudicar seu desempenho. Faça uso dela para otimizar seus estudos e não deixe que ela vire uma distração.

Você pode utilizar recursos como celulares, tablets, computadores e aplicativos para ler o conteúdo de uma disciplina, responder os e-mails do trabalho independente de onde estiver, gravar um áudio da aula do professor e escutar no caminho para o trabalho ou utilizar de uma agenda virtual que mostre seu planejamento para o dia.

Participe de atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são obrigatórias na maioria dos cursos, principalmente nos cursos de graduação. Converse com o coordenador e tente aproveitar os treinamentos e capacitações oferecidos pela empresa para agregar no seu currículo acadêmico.

Você também pode fazer o contrário, ou seja, escolher no curso quais são as atividades realmente importantes para a sua vida profissional e apresentar na empresa como um curso de aperfeiçoamento.

Entendeu como você pode conciliar trabalho e estudo? Se você conhece algum outro método, compartilhe com a gente nos comentários!

faesde

Website:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *