Curso Pós-Graduação Enfermagem Oncológica

Tenho interesse

Objetivo

O Brasil vem passando rapidamente pelo processo de transição demográfica com o consequente aumento no número de idosos, alterações no perfil de morbimortalidade, ascensão da prevalência de doenças crônicas e mudanças nas necessidades dos serviços de Saúde. Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte na população brasileira, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Os avanços tecnológicos e científicos que propiciam a melhora da qualidade de vida, aumentos dos índices de cura e da sobrevida esbarram nas limitações financeiras e estruturais dos serviços de Saúde, exigindo dos profissionais uma visão crítica que subsidie decisões baseadas em evidências.

Oncologia é uma área da medicina que requer um cuidado multidisciplinar. Para que um tratamento seja feito com sucesso é necessário que se trabalhe em equipe com um grande número de especialistas das mais diversas áreas da saúde.

O enfermeiro oncológico é o profissional que vai prestar assistência ao paciente, em todas as fases do tratamento do câncer. Desde o diagnóstico da doença, passando pelas várias fases do tratamento como a cirurgia, a radioterapia, e o tratamento com medicamentos e quimioterapia. A oncologia é uma área muito específica, portanto é importante que os enfermeiros tenham formação de especialista na área e que estejam sempre se atualizando.

Além de prestar assistência, o enfermeiro oncologista tem outras atribuições, como tomar providências administrativas para a liberação e agendamento dos procedimentos de tratamento além de ter papel educacional, orientando tanto o paciente quanto os familiares durante o tratamento.

Público-alvo

O curso de Especialização em Enfermagem Oncológica proporciona condições que viabilizam o aprimoramento da assistência oncológica, com ênfase nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oncológico, reabilitação, fundamentos da assistência de Enfermagem, manejo da dor e cuidados paliativos, abordando os aspectos bioéticos, legais e institucionais

Considerando a necessidades de profissionais capacitados para o adequado atendimento de pacientes oncológicos em todo país, torna-se imperiosa a oferta do curso de Especialização em Enfermagem oncológica, promovendo a formação de profissionais com competências e Habilidades para a intervenção adequada nas várias fases do tratamento dos pacientes.

Pré-requisito

Graduação completa

Matriz Curricular

PERÍODO 1º

Assistência de Enfermagem em Fim de Vida
Assistência de Enfermagem em Oncologia Cirúrgica
Bases Farmacológicas, Terapia Antineoplásica e Hemoterapia
Bases Fisiopatológicas e Recursos Diagnósticos Aplicados À Oncologia
Bioética na Assistência Oncológica
Comunicação em Situações Difíceis no Tratamento Oncológico
Didática do Ensino Superior
Gerenciamento em Unidades Oncológicas
Metodologia Científica
Quimioterapia: Conceito, Modalidades e Aspectos de Biossegurança
Radioterapia: Teleterapia, Braquiterapia e Radiocirurgia

Investimento

Mensalidade: Consultar

Metodologia

Curso oferecido pela UNINASSAU .
Pós-graduação 100% on-line. Não há obrigatoriedade de visitas presenciais

Depoimentos

Faça sua pré-inscrição

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Fique atento!

Descrição dos pré-requisitos para o egresso a um curso de pós-graduação.

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.