Notícias

Livros que todo estudante de direito deveria ler

A leitura é uma ferramenta necessária a todas as áreas, mas é ainda mais importante para quem é estudante de Direito, futuro interpretador e defensor da lei.

Durante a faculdade, algumas leituras podem ajudar a entender melhor a função da justiça. De autores consagrados do Direito àqueles relevantes para literatura mundial, há obras que trazem boas reflexões sobre os procedimentos jurídicos.

Quer algumas dicas? Então acompanhe este post e conheça 6 livros que têm conteúdos relevantes para a área do Direito. Confira!

1. Crimes – Ferdinand von Schirach

Escrito pelo consagrado escritor e advogado criminalista alemão, Ferdinand von Schirach, esse livro é uma recriação dos muitos casos que acompanhou nos tribunais da Alemanha.

A obra, repleta de detalhes interessantes, discute diversos temas recorrentes ao Direito, dentre eles a importância de uma boa argumentação para a defesa de uma causa.

2. Teoria Geral do Processo – Antonio Carlos Araújo Cintra, Cândido Rangel Dinamarco e Ada Pellegrini Grinover

Essencial para quem está iniciando na faculdade de Direito, Teoria Geral do Processo, escrito pelos autores Cintra, Grinover e Dinamarco, traz uma noção mais precisa de todo o funcionamento da justiça, e não somente do processo judicial.

São abordados assuntos como a organização judiciária e os serviços auxiliares da Justiça. Esse livro é indicado para aqueles que querem ter uma visão geral sobre os atores que fazem parte da esfera jurídica.

3. O Processo – Franz Kafka

Franz Kafka é um dos autores mais importantes da literatura mundial, e não poderia deixar de contemplar a área do Direito em suas obras. No romance O Processo, o escritor tcheco é uma verdadeira alegoria à culpa e à burocracia.

O personagem principal, Joseph K., perde a liberdade que tinha da sua vida suburbana e se encontra rodeado por acusações sobre atos que desconhece. A narração feita por Kafka transforma a leitura incrivelmente atraente e traz diversas questões para o campo dos Direitos Humanos.

4. Teoria da Norma Jurídica – Norberto Bobbio

Norberto Bobbio apresenta nesta obra grandes contribuições sobre a dinâmica da normativa jurídica. Sob uma análise mais sistemática, o autor classifica e explica as características inerentes ao ordenamento jurídico como um todo.

5. Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski

O russo Dostoiévski é um dos mais celebrados autores mundiais. Em sua obra Crime e Castigo há bastante reflexões sobre a função da justiça.

O autor principal, o estudante Raskólnikov, é acusado de um crime cometido nas ruas de São Petersburgo. Para provar a sua inocência, será preciso usar uma teoria para justificar o seu ato.  Baseando-se no grande César e em Napoleão, o personagem demonstra como é importante o procedimento de argumentação.

6. O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado – Scott Turow

O autor Scott Turow foi mais um dos ilustres alunos que passaram pela faculdade de Direito de Harvard, nos Estado Unidos. Na obra, ele conta suas experiências como aluno e relata como é feita a preparação dos futuros advogados naquele país.

O livro é uma ótima oportunidade para entender como é vista a profissão de advogado em outro país.

Gostou de conhecer essas obras essenciais para um estudante de Direito? Gostou de algum em especial ou recomendaria outros títulos? Conte pra gente aqui nos comentários!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.