Notícias

7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Se você está buscando por uma especialização que ofereça flexibilidade de horário, economia de tempo e independência nos estudos, fique tranquilo que tudo isso é possível através de um curso a distância (EaD).

O ensino a distância é uma das modalidades de educação que mais cresce no Brasil e no mundo. Se você já está no mercado de trabalho e não tem tempo para um curso presencial, ela é ideal. Duvida? Então confira agora mesmo 7 motivos para fazer um curso a distância.

1. Flexibilidade de horário

Talvez essa seja a maior das vantagens de um curso de EAD. Seja pós-graduação, especialização, extensão ou um curso técnico, o aluno de um curso a distância tem flexibilidade para assistir às aulas em qualquer horário, em qualquer lugar e quantas vezes quiser.

No EAD existem cursos semipresenciais, em que os alunos assistem às aulas de casa e podem fazer as provas em uma unidade física. Os cursos são 100% a distância e feitos totalmente pela internet.

2. Mensalidade mais barata

Na maioria dos casos, um curso EAD é de 20% a 50% mais barato que um curso presencial. Os materiais didáticos também são mais em conta e algumas instituições oferecem de graça para os alunos.

Como o aluno assiste às aulas em casa ou no trabalho. Eliminam-se também gastos extras com transporte e alimentação.

3. Ritmo próprio de aprendizado

Como as aulas de um curso a distância ficam disponíveis na internet, são os alunos que ditam o próprio ritmo de estudo e aprendizado. Você pode voltar a algum conteúdo específico quantas vezes quiser. Também é possível pausar uma aula e continuar depois sempre que precisar dar atenção a algo específico.

Para compensar a falta de contato físico com os professores, algumas instituições de ensino a distância disponibilizam simulados, atividades extras e fóruns de discussão para interação.

4. Diploma exatamente igual ao do Curso Presencial

Outra grande vantagem de um curso a distância é que o diploma não tem nenhuma diferença em relação ao obtido por meio de um curso presencial. Para o mercado de trabalho, não importa se você estudou a distância ou presencialmente, o que realmente importa é sua capacidade e vontade de crescimento.

5. Grade curricular sem perdas

Uma das preocupações de quem quer fazer um curso a distância é em relação ao conteúdo. Muitas pessoas acham que, por ser a distância e com prazos reduzidos, os cursos de EAD não contemplam todo o conteúdo de um curso presencial. Isso é um equívoco.

Todas as graduações, pós-graduações, especializações, cursos técnicos, mestrados e doutorados EAD precisam cumprir uma grade curricular comum definida pelo Ministério da Educação. Ou seja, em relação ao conteúdo, o curso EAD também não perde em nada para a modalidade presencial.

6. Organização e disciplina

Em um curso a distância, as maiores exigências são organização e disciplina. Pode parecer uma desvantagem, mas não é: ao final de um curso, com certeza você será alguém com mais disciplina e organização, já que passou por provas de fogo nesses quesitos, não é mesmo? A empresa onde você trabalha vai agradecer!

7. Facilidade com tecnologia

Ao finalizar um curso feito a distância, os alunos certamente terão maior domínio das tecnologias como computadores e smartphones. Esses conhecimentos também são muito valorizados pelo mercado de trabalho e facilitam a vida de qualquer profissional.

Agora que você já sabe que a modalidade de educação a distância tem muitas vantagens, confira as opções de cursos que oferecemos pra você!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
Está à procura de um emprego? A solução pode ser um curso técnico!

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.