Home » 7 dicas para aproveitar ao máximo um curso online de inglês

7 dicas para aproveitar ao máximo um curso online de inglês

Curso online de inglês é igual a comida japonesa: ou você ama ou odeia. De fato, o formato traz diversas vantagens para os tempos atuais: o produto não costuma ser muito caro (se comparado a aulas em escolas ou professores particulares), é muito prático (pode ser acessado de várias plataformas, até do seu celular) e conveniente (você pode acessar em qualquer dia e hora).

Mas então responda: se o e-learning é tão moderno, bom e conveniente, por que tanta gente compra, começa e desiste depois de poucas semanas?

Se você nunca experimentou esse tipo de curso, vale considerar alguns pontos antes de tomar a decisão, já que as aulas online podem não ser para você. Se já comprou, quem sabe as dicas vão ajudar você a aproveitar melhor o investimento.

Confira:

1. Pesquise bem antes de tomar sua decisão
Isso vale para qualquer produto ou serviço disponível no mercado. Liste as opções de marcas, consulte sites de reclamações, fale com seus amigos e faça simulados gratuitos nos sites. Essa é uma escolha pessoal, você tem de gostar do layout do curso, do tipo de atividades, dos temas. Precisa ter vontade de começar. Se não gostar de nenhum, pense se essa modalidade de curso é mesmo para você.

2. Entenda o que está comprando
É fundamental alinhar suas expectativas ao que o fornecedor está vendendo. Parece óbvio, mas curso online não é um curso presencial, não é um curso particular, não é um curso de escolas franqueadas. Sem refletir sobre o assunto, você pode comprar com algumas ilusões e se frustrar. Não se iluda: entenda a proposta e identifique quais habilidades do idioma você conseguirá praticar no curso online. Veja se as habilidades não muito praticadas no curso online são justamente aquelas das quais você mais precisa hoje para sua carreira.

3. Leve a proposta a sério
Assim como uma esteira ou bicicleta ergométrica, um curso online tem excelente custo-benefício. Só que a esteira, a bicicleta e o curso requerem muita disciplina do usuário, pois não há um instrutor a quem você se reporta, não há ninguém cobrando ou motivando você. Se você precisa disso, cuidado: você pode desistir logo e não aproveitar o investimento realizado. Se decidir comprar, antes pense bem sobre sua gestão de tempo e se organize, criando uma nova rotina diária.Um curso online não pode ser acessado apenas quando você tiver tempo livre.

4. Use e abuse do seu smartphone
Alguns cursos são “multiplataforma” e podem ser acessados inclusive do celular. Abuse dessa funcionalidade, mesmo que seja na hora do café da manhã, no almoço, esperando em uma fila, na sala de espera do médico etc. Se você é fã de redes sociais, troque metade do tempo que fica nelas pelo curso, e incorpore o hábito de se ocupar estudando em momentos de espera.

5. Complemente o aprendizado com outros recursos
Um curso online de idiomas nunca será um curso completo. A saída é buscar alternativas para compensar o que falta para você. Você pode contratar um professor particular para uma aula a cada quinze dias, por exemplo, com objetivos específicos. Pode organizar um grupo de amigos para praticar conversação. Pode falar inglês com seu filho. As possibilidades são infinitas.

6. Não dispense contato presencial
Se o curso proporcionar aulas em grupo com professores e alunos estrangeiros, na plataforma, não fuja. Participe de pelo menos três aulas por semana, se quer desenvolver compreensão oral e fluência. E não compare esse tipo de aula à dos professores particulares, escolas de idiomas e cursos presenciais. Não é a mesma coisa, e você pode perder energia na comparação, ao invés de usá-la para o aprendizado. 8.

7. Busque algo estimulante e divertido
Não importa se o curso é online ou presencial: assim como com a atividade física, o mais importante não é a modalidade escolhida, mas a regularidade de prática. Para conquistar a regularidade, você tem de se divertir. Busque o lado lúdico do curso para seguir em frente e impulsionar o seu aprendizado.

Deixe seu comentário

Atendimento via WhatsApp

Já é Aluno?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Saiba mais