Notícias

4 razões para fazer um curso técnico

Depois de completar o Ensino Médio, é comum que surjam algumas dúvidas sobre o próximo passo a ser dado para a construção de uma carreira profissional. E fazer um curso técnico tem sido uma das alternativas mais procuradas nesse momento.

Diferentemente da faculdade, que oferece uma formação mais ampla para os estudantes, esse tipo de curso tem o intuito de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho em um prazo menor.

Assim, os alunos conseguem se preparar melhor para o mercado e usufruir dos seus benefícios. Quer saber mais sobre as vantagens e razões para investir em curso técnico? Não deixe de ler o post a seguir!

1. Entrar no mercado de trabalho

É claro que um jovem apenas com os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio consegue arrumar um emprego. Mas, certamente, quando se tem um curso técnico no currículo é muito mais provável que ele consiga uma oportunidade na área profissional que escolheu.

Essa é uma das vantagens de fazer um curso que dura em torno de 1 ou 2 anos, ao contrário dos 4 ou 5 anos de um curso superior. É também um bom começo para o estudante que deseja fazer uma graduação no futuro, criando bases para entender e conhecer o mercado e, depois, completar sua formação.

Inclusive, pode ser até uma ocasião para redefinir a sua profissão. Muitas pessoas decidem mudar de área depois de trabalharem como técnicos em determinado segmento, por diversos motivos. Então, o menor investimento de tempo e dinheiro facilitam essa mudança.

2. Melhorar as oportunidades profissionais

O investimento em educação e capacitação é essencial para formar um bom profissional. E, como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, os empregadores passam a procurar candidatos de maior destaque em cada área.

Portanto, é importante esforçar-se para conquistar diferenciais que possam contar a seu favor na hora de um processo seletivo. Dessa maneira, a aceitação e o reconhecimento profissional ficarão sempre em alta.

Além disso, é uma forma de tentar evitar o desemprego, ficando menos vulnerável aos cortes de funcionários — que geralmente atingem os menos qualificados e preparados para os cargos que ocupam.

3. Adquirir conhecimento a um custo mais baixo

Fazer um curso técnico normalmente requer um investimento bem menor do que um curso superior, tanto pelos valores das mensalidades como pelo número delas a serem pagas — já que a duração do curso é menor.

Então, principalmente para quem ainda não pode arcar com as despesas de uma faculdade, é uma ótima opção para adquirir capacitação. Essa maior acessibilidade facilita que as pessoas consigam ter uma formação mais especializada gastando menos.

As opções de ensino a distância podem ser ainda mais viáveis, possibilitando o estudo para quem não tem um curso de seu interesse por perto ou mesmo tem uma rotina corrida que não permite dedicar o tempo exigido na modalidade presencial.

4. Ser melhor remunerado

Por fim, é natural que as pessoas busquem progredir na carreira profissional para obter uma melhor remuneração. Com o tempo, as despesas pessoais tendem a aumentar e é bom contar com a segurança de um bom salário para realizar seus objetivos.

E o diploma de técnico é um fator importante para conseguir uma boa remuneração, normalmente mais alta do que a de estagiários comuns ou pessoas sem uma qualificação específica.

É como uma chance de alavancar a carreira e conseguir desfrutar de um salário que proporcione uma maior qualidade de vida, seja apenas para o profissional ou para toda a sua família.

E então, conseguiu perceber a importância de fazer um curso técnico? Se você já tem uma área de interesse em vista, comece a procurar algumas oportunidades! Agora, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e alertar também os seus amigos sobre o tema?

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.