Notícias

4 dicas para escolher uma faculdade a distância

Seja para retornar aos estudos ou iniciar a graduação, a faculdade a distância vem sendo uma opção viável para qualquer estilo de vida. Com aulas online, sistema de tutoria e avaliações periódicas, essa modalidade de ensino contribui principalmente para aqueles que não têm tempo para ir à universidade todos os dias.

Mas na hora de escolher a melhor faculdade a distância, podem surgir algumas dúvidas. Por isso, no post de hoje, trouxemos 4 dicas para você saber qual a melhor opção. Acompanhe!

1. Observe a qualidade

Houve muito preconceito durante algum tempo com a faculdade a distância, dizendo que não haveria qualidade nesse formato de ensino. Hoje isso caiu por terra, tendo em vista os egressos bem-sucedidos que fizeram da tecnologia uma aliada na hora de sua formação e vêm se destacando no mercado de trabalho.

No momento de escolher sua faculdade online, assim como no formato presencial, preste atenção aos elementos que indicam ela ser uma boa instituição superior de ensino:

  • Corpo docente e tutores qualificados: busque o currículo dos tutores, professores e coordenadores da faculdade a distância.
  • Infraestrutura: ela possui laboratórios para acesso no local? Há auditório? Como é a unidade física e qual estrutura será oferecida nos dias de prova?

Esses são alguns elementos básicos que toda boa faculdade deve oferecer a seus alunos.

2. Verifique se a faculdade a distância e o curso têm registro no MEC

O Ministério da Educação (MEC) avalia todos os cursos periodicamente para informar se eles são válidos como formação superior. Além disso, a própria faculdade a distância passa por todo um processo para credenciar tanto a instituição quanto seus cursos. Por isso, na hora de escolher sua faculdade a distância, consulte o e-MEC e cheque se a graduação escolhida foi validada.

3. Pesquise junto a alunos e egressos

Busque saber o que alunos e ex-alunos acham da faculdade a distância. Eles conseguiram alcançar seus objetivos? Houve apoio da instituição em todas as fases? Há programas de estágio? Quais foram as vantagens do ensino a distância? Essas e outras perguntas podem ser feitas em redes sociais, por exemplo, pois em geral, há páginas e grupos de cada universidade, onde você poderá pesquisar facilmente.

4. Busque dados sobre as avaliações oficiais

Existem várias formas de saber se a faculdade a distância oferece um bom ensino superior. Uma maneira é descobrir os índices e notas que ela conquista junto ao Inep. Existe o conceito Enade, que avalia os estudantes concluintes. Além deste, há também o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que consideram tanto as avaliações dos alunos quanto do seu corpo docente, as participações das faculdades junto a congressos e periódicos, entre inúmeros itens.

O IGC atribuirá notas para cada faculdade a distância, variando de 1 a 5. Verifique as que apresentam nota 3 ou mais, pois isso significa que a instituição foi considerada de qualidade. Obviamente, as melhores levam nota 5. Por outro lado, se foi atribuída nota 1 ou 2, significa que a instituição inicia um processo de supervisão, que pode inclusive vir a fechar determinado curso que não alcance os padrões de excelência determinados pelo MEC.

Com essas dicas e todos os dados em mãos, ficará fácil encontrar a melhor faculdade a distância para você conseguir a tão sonhada formação superior.

Sabemos também que os cursos livres, principalmente de língua estrangeira, são imprescindíveis para alinhar sua graduação e mercado de trabalho. Por isso, aproveite veja essas 7 dicas para aproveitar ao máximo um curso online de inglês!

Mais notícias

Dez cursos técnicos para estudar de casa
Mais de 100 cursos online da FAESDE para fazer durante a quarentena
Tudo o que você precisa saber sobre EAD
7 motivos para fazer um curso a distância em 2020

Receba os nossos informativos

Fique por dentro das novidades na Faesde e receba dicas exclusivas para o mercado de trabalho.