FAESDE Blog Sem categoria Técnico de edificações: conheça o curso e as vantagens da carreira

Técnico de edificações: conheça o curso e as vantagens da carreira

Fazer um curso técnico é uma ótima opção para qualificação no mercado de trabalho. Esse tipo de formação está em crescimento e os profissionais são muito valorizados hoje em dia. Se você se interessa pelo curso Técnico de Edificações e quer saber detalhes sobre o que estuda e como é o exercício da profissão, está no lugar certo! Confira nossas informações!

Conheça os pré-requisitos para iniciar o curso

Para se formar em Técnico de Edificações, você precisa ter concluído o ensino médio. Se você não concluiu ainda, mas está matriculado no 2º ano, é possível fazer o técnico de forma concomitante.

Saiba os conteúdos abordados na formação

O curso Técnico de Edificações é bastante completo. A carga horária mínima é de 1200 horas e inclui o estágio supervisionado, possibilitando que o aluno alie teoria e prática e já tenha uma experiência profissional.

O profissional formado no curso está apto para executar e interpretar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais, seguindo as normas técnicas e legislações específicas. Alguns conteúdos básicos que fazem parte da grade curricular são:

  • Estudo de Viabilidade da Construção Civil;
  • Materiais de Construção;
  • Desenho Técnico;
  • Instalações Elétricas e Hidráulicas;
  • Solos e Fundações;
  • Estudos e Projetos Técnicos;
  • Implantação, gerenciamento e controle de obras.

Depois de formado, é preciso se cadastrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para exercer a profissão.

Veja os campos de trabalho deste profissional

O campo de atuação do Técnico de Edificações inclui empresas públicas e privadas na área de construção civil. Ele pode atuar diretamente no canteiro de obras, em fábricas de pré-moldados, em indústrias de materiais de construção, em empresas de reformas e também em escritórios de projetos.

O profissional pode também trabalhar de forma autônoma, prestando consultorias. Ele está autorizado pela legislação a ser o responsável técnico em obras de pequeno porte (até 80 m2).

Entenda as atividades que um Técnico de Edificações realiza

Técnico de Edificações é essencial do início ao fim da obra. Esse profissional é responsável por atividades como:

  • Elaboração de projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas;
  • Supervisão da execução de projetos;
  • Coordenação de equipes de trabalho;
  • Elaboração de cronogramas e orçamentos;
  • Controle da qualidade dos materiais, coordenando o manuseio e armazenamento;
  • Execução de levantamentos topográficos e demarcações de terrenos;
  • Aplicação das normas de técnica de qualidade e segurança nas obras.

Essas são apenas algumas das atribuições que você pode realizar ao se formar como Técnico de Edificações. Deu para perceber a importância desse profissional? Ele está presente em todas as etapas da construção e pode realizar tanto tarefas operacionais como de gerenciamento.

Aproveite as vantagens dessa carreira

Depois de ler essas informações, você já entendeu que não é à toa que o curso Técnico de Edificações está entre os mais valorizados atualmente. Ele tem alta empregabilidade e, segundo o Guia de Profissões da Catho, o salário médio inicial é de R$ 2,4 mil.

O que você está esperando para aproveitar essa oportunidade? Investir no curso Técnico de Edificaçõesdará um salto na sua carreira, abrindo um amplo mercado de trabalho que está em constante crescimento e valorização.

Se você gostou das dicas que demos aqui, entre em contato com nossa empresa e descubra como podemos te ajudar a crescer profissionalmente!

0 Comments

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *