FAESDE Blog Sem categoria Sucesso profissional e pessoal: como eles caminham juntos?

Sucesso profissional e pessoal: como eles caminham juntos?

Todas as pessoas desejam crescer e atingir a felicidade e o sucesso em diversos aspectos de suas vidas. Isso porque sucesso profissional e pessoal caminham de mãos dadas. Se você tem um, pode ter o outro; caso contrário, fica bem difícil.

De forma natural, quando alguém cresce pessoalmente, torna-se um profissional mais competente. Do mesmo modo, quando alguém cresce profissionalmente, torna-se um indivíduo mais feliz.

Mas, afinal, o que pode ser feito para alcançar o sucesso profissional e pessoal? Como eles caminham juntos? Continue sua leitura e saiba agora mesmo!

Autoconhecimento

Algo que é fundamental, tanto para o crescimento e sucesso pessoal quanto para o profissional, é o autoconhecimento. É de suma importância que tenhamos conhecimento de nossas habilidades, de nossas qualidades, pontos fortes e fracos, limitações, desafios e oportunidades.

Muitos falham ao ter uma ideia ilusória sobre si mesmo, se superestimam demais ou, pior, se subestimam, achando que não são capazes de superar determinados desafios. É por isso que o autoconhecimento é tão importante: para termos uma ideia clara e real de quem realmente somos e do que somos capazes. Isso contribui e muito para o sucesso em diversos aspectos de nossas vidas.

Inteligência emocional

Existem vários tipos de inteligência, como a linguística e a lógico-matemática, que são muito valorizadas. Entretanto, a inteligência emocional também é essencial em nossas vidas e desenvolvê-la é crucial para o crescimento e sucesso profissional e pessoal.

Afinal, as emoções existem e podem ser um grande determinante na forma como agimos. Saber controlá-las e extrair o que há de melhor delas é muito importante para o nosso crescimento em diversos aspectos.

A inteligência emocional está diretamente ligada ao autoconhecimento e às habilidades interpessoais – a forma como nos relacionamos com outras pessoas.

Disciplina

Uma pessoa pode ser riquíssima e poderosa, mas se não tiver disciplina, pouco fará por si mesma. Se você deseja crescer pessoal e profissionalmente, precisa ter disciplina, pois ela é a escada para o sucesso.

A disciplina é o que fará com que você defina objetivos e trace planos para atingi-los. Ela o ajuda a nortear o seu caminho rumo ao sucesso, evitando que você acabe perdido, sem saber o que fazer.

Padrões

Quais são os seus padrões atuais? O quanto você batalha, se esforça e se dedica para conquistar aquilo que deseja?

Se você deseja realmente mudar sua vida para melhor, uma das primeiras coisas a serem feitas é elevar seus padrões. Afinal, se você continuar fazendo tudo da mesma forma, continuará obtendo os mesmos resultados.

Por isso, é importante tirar um momento a sós para redefinir seus padrões, ver o que deve ser reduzido e até excluído, deixar de lado as coisas que não podem mais ser toleradas e adotar hábitos e ações que contribuam para que você alcance o padrão que aspira.

Prioridades

Assim como é importante rever seus padrões, é muito importante parar um instante e analisar suas prioridades. No que você tem se concentrado sempre que surge uma adversidade: no problema ou na solução? Seja sincero!

O maior erro que as pessoas cometem é se concentrar apenas no problema ao identificar um. Se você foca no problema, acaba o expandindo. Por que se torturar dessa forma, causando um enorme desgaste emocional? Identifique o problema e, então, concentre-se na sua solução.

Além disso, reflita sobre o que é prioridade para você. As atitudes que você toma, as suas ações, são em prol do seu objetivo? Se não, elas não são prioridades. Concentre-se em fazer primeiro aquilo que traz resultados.

Obter sucesso profissional e pessoal não é algo tão difícil. As pessoas apenas falham em seus métodos e ao esquecerem que as duas coisas caminham juntas. Comece a focar no seu crescimento, tanto como indivíduo quanto como profissional, e verá como o sucesso se torna muito mais alcançável.

Gostou do post? Então aproveite e confira também “4 ótimos motivos para fazer uma pós-graduação online e invistir no seu desenvolvimento profissional”!

0 Comments

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *